Notícia
Repsol recebe indemnização da YPF 6% acima do valor inicial
A petrolífera espanhola vai receber 5,317 mil milhões de dólares em títulos de dívida da Argentina. É desta forma que a Repsol vai ser recompensada pela nacionalização da YPF, em 2012.
A Repsol vai receber 5,317 mil milhões de dólares (3,82 mil milhões de euros) em obrigações argentinas. Este é o valor nominal da indemnização pela nacionalização, em Abril de 2012, de 51% da petrolífera argentina YPF, de acordo com a indicação da empresa espanhola.
O montante encontra-se 6,34% acima dos 5 mil milhões de dólares esperados, inicialmente, pela Repsol. Segundo a “Europapress”, este valor é superior em 1,28% ao actual valor de mercado, refere a mesma fonte, de acordo com dados do mercado.
Esta informação surge depois de na quarta-feira, 7 de Maio, a petrolífera espanhola ter vendido 11,86% do capital da argentina YPF à Morgan Stanley por 901 milhões de euros, numa operação que gerou uma mais-valia estimada de 446,8 milhões de euros antes de impostos, de acordo com a imprensa espanhola.
No seguimento deste negócio, a espanhola apenas mantém uma participação “simbólica” no capital social da YPF inferior a 0,5%, com a Repsol a desfazer-se praticamente na totalidade da sua posição na empresa argentina, depois de a Argentina ter expropriado a companhia.