Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Sr. Amado, o senhor será amado por todos os accionistas"

A partir das 15h00 o Negócios acompanhou todos os minutos da Assembleia-Geral do BCP. O encontro marca o início de uma nova fase da vida do banco. Os angolanos da Sonangol assumem, a partir de hoje, um papel mais central no banco. A AG terminou cerca de duas horas depois de ter começado.

"Sr. Amado, o senhor será amado por todos os accionistas"
  • 13
  • ...
Acompanhe aqui todos os minutos da Assembleia-Geral do BCP.

17h10 Reunião acabou duas horas após ter começado.

17h02 O presidente da mesa da AG propõe voto de louvor ao aos membros dos órgãos sociais que deixaram funções. Menezes Cordeiro agradece ainda a Carlos Santos Ferreira a "dedicação, coragem e profissionalismo" com que liderou o BCP, agradecendo ainda aos vice-presidentes do banco que cessam funções hoje, Vítor Fernandes e António Ramalho.
16h57 Accionistas do BCP aprovam a alteração do modelo de governo do banco, que passa a ter, pela primeira vez na sua história, um conselho de administração alargado, onde terão assento representantes dos accionistas. Esta proposta foi eleita com 99,21% dos votos.

16h56 Eleição do conselho estratégico internacional, que vai ser liderado por Carlos Santos Ferreira, com 98,32% dos votos.

16h48 Accionistas começam a votar eleição dos membros do conselho de administração.

16h46 Conselho de remunerações acaba de ser eleito com 98,39% dos votos.

16h29 Accionista Maceeira Coelho lamenta que os documentos disponibilizados na pasta da AG não incluam a lista dos candidatos aos órgãos sociais. "Assim, como saberemos quem são as pessoas competentes para este órgão?", lamentou o accionista.

16h28
Vários pequenos accionistas criticam o facto de não ter sido disponibilizada a lista dos candidatos aos órgãos sociais.

16h27
Accionistas do BCP vão votar eleição do novo conselho de administração do BCP, cujo líder executivo será Nuno Amado, assim como os restantes órgãos sociais. A votação será feita de forma separada para os diferentes órgãos sociais, informa Menezes Cordeiro.

16h26 Um dos accionistas que se tinha queixado da falta da lista de candidatos aos órgãos sociais informa a AG que essa documentação já está a ser disponibilizada pelos serviços do banco.

16h18 As acções do BCP estão a disparar 7,01% para os 0,168 euros. Já foram negociados 98 milhões de títulos.

16h16
António Mexia acabou de chegar à AG. O presidente da EDP vai ser eleito administrador não executivo do BCP.

16h10 Alteração ao modelo de governo da sociedade foi aprovada com 99,21% dos votos, anuncia a mesa da AG.

15h59 As mudanças propostas vão continuar "a colher tempestades" que se têm feito sentir no banco, lamenta o accionista Dinis Correia.

15h52 Menezes Cordeiro coloca à votação as alterações ao contrato da sociedade que vão mudar o modelo de governação do banco.

15h50 Proença de Carvalho (na foto), como representante do accionista InterOceânico, um dos subscritores das mudanças, diz que os esclarecimentos prestados por Menezes Cordeiro sobre as alterações do modelo de governo do banco são suficientes. Quanto às críticas de alguns pequenos accionistas, o advogado diz que "todos têm direito à sua opinião".

15h42 "Sr. Amado, o senhor será amado por todos os accionistas se puser este banco em cima. Será amado no nome e pelos accionistas", afirmou o accionista comendador Sá, elogiando a alteração que atribuiu à Sonangol. "Haver mudanças é bom para o banco", defendeu o investidor.

15h38 Menezes Cordeiro pede contenção nas palavras, além de uma assembleia "rápida e eficaz".

O objectivo da reunião é alterar o modelo de governação e eleger os respectivos órgãos sociais.

15h33 "Qual a oportunidade destas propostas e desta Assembleia-Geral? Por que não [se esperou] pela assembleia anual", questiona o accionista Carlos Ferraz, pedindo explicações aos investidores que propuseram estas mudanças, entre os quais se inclui a Sonangol e a Teixeira Duarte.

15h26 Macedo Coelho, primeiro accionista do banco a falar, lamenta que a proposta de alteração do modelo de governo diga que "o BCP tem uma história de sucesso". O BCP "não tem uma história de sucesso", sublinha este investidor que diz que o banco está "numa triste situação".

15h17 Estão presentes ou já votaram por correspondência 668 accionistas, representantes de 46,37% dos votos do banco, avisa Menezes Cordeiro.

15h16 Menezes Cordeiro, presidente da mesa da AG, dá início aos trabalhos da reunião.

15h15 Entretanto na bolsa, as acções do banco valorizam 1,91% e negoceiam nos 16 cêntimos. Já foram negociados mais de 67 milhões de títulos.

15h09 A AG já arrancou, estando agora na fase das explicações sobre o modo de funcionamento das votações e dos trabalhos.

O novo Conselho de Administração do BCP será composto por 20 elementos, dos quais sete terão funções executivas. O Conselho de Remunerações será liderado por Baptista Muhongo Sumbe. O BCP terá um novo órgão social, o Conselho Estratégico Internacional, que será liderado por Carlos Santos Ferreira.

14h54 Carlos Silva e Iglésias Soares - da Sonangol - já chegaram à reunião.

Carlos Silva é segundo administrador não executivo que representa os interesses da Sonangol. Presidente do Atlântico e da Inter-Oceânico será vice-presidente do conselho do BCP.

14h51 Nuno Amado, novo CEO do banco, chegou com Álvaro Barreto. Recusou dizer o que espera desta AG.

14h50 António Monteiro, presidente não executivo do banco em representação da Sonangol, também já está na AG. Chegou acompanhado de Conceição Lucas, a primeira mulher na administração executiva do banco.

14h48 Carlos Santos Ferreira, futuro líder do novo Conselho Estratégico Internacional, chegou à reunião acompanhado de Pedro Teixeira Duarte.

14h45 Miguel Maya, que vai ser reconduzido na administração do banco, acaba de entrar na AG.

14h40 Daniel Proença de Carvalho, futuro membro do Conselho Estratégico Internacional, e Joe Berardo já chegaram à AG.

Ver comentários
Saber mais BCP Assembleia-Geral
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio