Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT perde 2 mil milhões e ajusta hoje para 8,80 euros

A Portugal Telecom (PT) ajusta hoje ao “spin off”, perdendo quase 2 mil milhões de euros, valor que sai da operadora directamente para os seus accionistas que, a partir de 7 de Novembro, vão receber acções da participada PT Multimédia (PTM).

30 de Outubro de 2007 às 00:01
  • ...

A Portugal Telecom (PT) ajusta hoje ao "spin off", perdendo quase 2 mil milhões de euros, valor que sai da operadora directamente para os seus accionistas que, a partir de 7 de Novembro, vão receber acções da participada PT Multimédia (PTM).

A PT controla 58,43% do capital da PTM e comprometeu-se, aquando da OPA da Sonaecom, a distribuir estas acções pelos seus accionistas, como forma de remuneração em dividendos. No entanto, para ter direito às acções da PTM, os accionistas tinham de manter as acções da PT em carteira até 29 de Outubro. Ontem ficou definido quem são os accionistas da PT com direito a receber acções da PTM.

O próximo passo do "spin off" é o ajuste da cotação da PT. As acções encerraram ontem a valer 10,53 euros e no fecho da sessão a Euronext Lisbon ajustou em baixa a cotação, para reflectir a nova realidade dos activos. A empresa fixou o factor de atribuição em 0,176067, pelo que, multiplicado este valor pelo preço de fecho da PTM, resulta no ajuste que sofre a cotação da PT.

A partir de hoje, o novo preço de referência da PT passa a ser de 8,80 euros, 16% abaixo da cotação anterior. Com este ajuste, a capitalização bolsista da PT também sofre um ajuste de 1,954 mil milhões, o que corresponde, "grosso modo", à participação de 58,43% que detém na PTM.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio