Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projecto de reabilitação urbana anglo-árabe de 100 milhões no Porto

A árabe MEFIC e a britânica Round Hill adquiriram um terreno de 7,8 hectares no Porto, próximo do campus universitário da Asprela, onde pretendem investir 100 milhões de euros num projecto de reabilitação urbana que inclui construção residencial para 1.200 estudantes.

A árabe MEFIC e a britânica Round Hill adquiriram um terreno de 7,8 hectares próximo do campus universitário da Asprela, no Porto. Paulo Duarte
29 de Junho de 2017 às 00:01
  • ...

O maior investimento num só projecto de reabilitação urbana no Porto vai ser promovido por uma "joint-venture" internacional e está estimado em 100 milhões de euros. A árabe MEFIC Capital e a britânica Round Hill Capital acabam de firmar a aquisição conjunta de um terreno de 7,8 hectares (78.061 metros quadrados) próximo do campus universitário da Asprela, onde pretendem edificar um complexo imobiliário que inclui a construção residencial para 1.200 estudantes, 200 apartamentos residenciais, um hotel, zonas comerciais, espaços para escritórios e estacionamento.

Situado na freguesia de Paranhos, à boca da Estrada da Circunvalação, no quarteirão compreendido entre as ruas do Amial, da Telheira e da Nova do Tronco, o projecto deverá entrar em obra "este Verão e estar concluído em 4/5 anos", adiantou ao Negócios fonte oficial dos promotores.

A parceria anglo-árabe destaca que "o terreno será incluído no Porto Innovation District", uma iniciativa entre a Câmara do Porto e as universidades, faculdades, escolas de negócios, hospitais, institutos e centros de pesquisa para a promoção da inovação, do empreendedorismo e do investimento na Invicta.

"Há vários anos que a Round Hill está a analisar o mercado português e estamos extremamente contentes com a aquisição deste lote de terreno para reabilitação com utilização mista", afirmou Michael Bickford, CEO desta empresa britânica especialista em investimento, desenvolvimento e gestão de activos imobiliários.

Já o administrador executivo da MEFIC Capital enfatizou que os responsáveis desta empresa saudita de serviços financeiros estão "muito contentes" que "o primeiro investimento da MEFIC fora da Arábia Saudita seja feito em Portugal - um país que partilha os nossos valores de integridade e profissionalismo", garantiu Ibrahim A. Al Hedaithy.

O gestor da MEFIC Capital, instituição que opera como um banco de investimento e tem como accionistas entidades como o Ahli United Bank e o The Arab Investment Company (TAIC), sublinhou que "o crescimento económico é um factor-chave de atractividade", manifestando interesse em participar "no crescimento do Porto enquanto destino de investimento a nível europeu".

Michael Bickford também elogiou a atractividade do mercado nacional, considerando que "Portugal encontra-se actualmente a beneficiar de tendências macroeconómicas positivas, indicadores sólidos na oferta/procura no segmento da residência para fins académicos, hotelaria, propriedade residencial e um ambiente de investimento positivo".

De resto, Bickford adiantou que a Round Hill, que "já investiu mais de seis mil milhões de euros em activos imobiliários europeus" desde a sua fundação, em 2002, "continua atenta a novos investimentos em Portugal com características de valor semelhantes". 

Ver comentários
Saber mais reabilitação urbana Porto campus Asprela MEFIC Round Hill Michael Bickford Ibrahim A. Al Hedaithy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio