Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado lucra com reabilitação no Porto

Em 12 anos, o Estado investiu 66 milhões de euros no sector e arrecadou em IVA 77 milhões, segundo os dados da sociedade Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, publicados esta sexta-feira, 31 de Março, no Jornal de Notícias.

DR
Negócios 31 de Março de 2017 às 08:57
  • ...

Nos últimos 12 anos, o Estado investiu 66 milhões de euros na reabilitação urbana no Porto e arrecadou 77 milhões de euros em IVA, segundo adiantou o presidente da sociedade Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, Álvaro Santos, ao JN.

As intervenções em causa foram para a Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística que mereceu também verbas avultadas aplicadas pelos privados, da ordem dos 1900 milhões de euros.


O JN referiu que isto significa que por cada euro investido pelo Estado os privados aplicaram 29.


Em 2012 a zona Património Mundial tinha 26% das parcelas em mau ou péssimo estado. No ano passado este valor desceu para 19%, sendo que 74% estão em bom ou médio estado. Além disso, dos 385 alvarás concedidos entre 2008 e 2016 60% foram para habitação, 23% para comércio e serviços, 13% para alojamento local e 4% para hotelaria. O crescimento dos últimos anos é evidenciado pelo facto de que entre 2006 e 2010 apenas tinham sido emitidos 35 alvarás.


Quanto à inevitável subida dos preços na Baixa do Porto, Álvaro Santos disse que "é falsa" a ideia de que a zona está a perder moradores. "Os preços praticados são os que o erário público investiu para que as casas fossem reabilitadas e ter retorno suficiente para prosseguir esse investimento", explicou. 

Ver comentários
Saber mais Reabilitação Urbana Álvaro Santos Porto Vivo política construção e obras públicas habitação turismo Estado IVA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio