Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Air France KLM: Verão em Lisboa será “um desafio”

O director-geral do grupo, Bruno Georgelin esteve esta terça-feira, 28 de Março, no lançamento de duas rotas novas no Porto a admitiu usar a cidade para colmatar problemas de capacidade em Lisboa.

Paulo Duarte
28 de Março de 2017 às 17:30
  • ...

O grupo Air France KLM está a reforçar capacidade em Portugal, com a abertura de duas rotas, para Paris e Amesterdão, a partir do aeroporto do Porto, aproveitando que a cidade está em "alta". A empresa, que é também dona da "low-cost" Transavia já não voava com as duas marcas para a Invicta há dez anos, mas o director-geral para a Península Ibérica, Bruno Georgelin acredita que este é o momento certo para regressar. "Achámos que o Porto tem agora uma dimensão internacional em termos de turismo e que pode atrair pessoas de todo o mundo", salientou, em entrevista ao Negócios.


O grupo franco-holandês está também em Lisboa e o mesmo responsável está preocupado com as operações no Verão, dada a falta de capacidade do aeroporto. "Estamos preocupados, gostávamos de crescer mais do que será possível, mas é esta a situação. Está a ser cada vez mais difícil gerir o aeroporto para a nossa equipa. Os nossos clientes podem sentir dificuldades em Lisboa e será um desafio importante este ano", referiu Bruno Georgelin. Para o responsável, mesmo com um plano da gestora da infra-estrutura, a ANA, para o Verão, a operação pode ser complicada. E as rotas do Porto podem dar uma ajuda para desagravar a situação. "Se conseguirmos atrair passageiros da China, por exemplo, podemos pensar em viagens combinadas, chegar pelo Porto e sair por Lisboa. Temos mais flexibilidade assim", explicou.


Taxas são elemento "fundamental" para abrir rotas

Quanto ao custo das taxas no aeroporto da capital, que tem sido uma fonte de críticas de várias companhias aéreas, Bruno Georgelin salientou que este factor é dos que mais pesa na escolha de abrir ou reforçar uma rota. "Para nós é importante ter preços competitivos nos aeroportos faz parte da decisão de abrir ou aumentar a capacidade. É um elemento fundamental", adiantou o mesmo responsável. E deu o exemplo da gestora espanhola, a Aena, que tem um plano para descer os preços 10% nos próximos anos.


O grupo espera transportar 1,5 milhões de passageiros no primeiro ano de actividade no Porto, nas três companhias que opera, um aumento de cerca de 20% da actividade em Portugal. Em Lisboa, a novidade é a "joint venture" com os americanos da Delta, para voos entre Lisboa e Nova Iorque.


A Air France inaugurou esta terça-feira, 28 de Março a rota entre Paris Charles de Gaulle e o Porto, que passa a contar com três frequências semanais em ambos os sentidos (6 em época alta) às terças, quintas-feiras e aos sábados. Em época alta serão seis os voos semanais.


A 15 de Maio, a KLM lança a ligação entre o Porto e Amesterdão, com um voo diário. Estas rotas serão complementadas, a partir do Porto, pela Transavia, filial low-cost, com os destinos Amesterdão, Funchal, Lyon, Nantes, Paris-Orly. 

Ver comentários
Saber mais Air France KLM Transavia Porto Amesterdão Paris Bruno Georgelin ANA transportes aviação turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio