Notícia
Air France KLM: Verão em Lisboa será “um desafio”
O director-geral do grupo, Bruno Georgelin esteve esta terça-feira, 28 de Março, no lançamento de duas rotas novas no Porto a admitiu usar a cidade para colmatar problemas de capacidade em Lisboa.
O grupo Air France KLM está a reforçar capacidade em Portugal, com a abertura de duas rotas, para Paris e Amesterdão, a partir do aeroporto do Porto, aproveitando que a cidade está em "alta". A empresa, que é também dona da "low-cost" Transavia já não voava com as duas marcas para a Invicta há dez anos, mas o director-geral para a Península Ibérica, Bruno Georgelin acredita que este é o momento certo para regressar. "Achámos que o Porto tem agora uma dimensão internacional em termos de turismo e que pode atrair pessoas de todo o mundo", salientou, em entrevista ao Negócios.
O grupo franco-holandês está também em Lisboa e o mesmo responsável está preocupado com as operações no Verão, dada a falta de capacidade do aeroporto. "Estamos preocupados, gostávamos de crescer mais do que será possível, mas é esta a situação. Está a ser cada vez mais difícil gerir o aeroporto para a nossa equipa. Os nossos clientes podem sentir dificuldades em Lisboa e será um desafio importante este ano", referiu Bruno Georgelin. Para o responsável, mesmo com um plano da gestora da infra-estrutura, a ANA, para o Verão, a operação pode ser complicada. E as rotas do Porto podem dar uma ajuda para desagravar a situação. "Se conseguirmos atrair passageiros da China, por exemplo, podemos pensar em viagens combinadas, chegar pelo Porto e sair por Lisboa. Temos mais flexibilidade assim", explicou.
Taxas são elemento "fundamental" para abrir rotas
O grupo espera transportar 1,5 milhões de passageiros no primeiro ano de actividade no Porto, nas três companhias que opera, um aumento de cerca de 20% da actividade em Portugal. Em Lisboa, a novidade é a "joint venture" com os americanos da Delta, para voos entre Lisboa e Nova Iorque.
A Air France inaugurou esta terça-feira, 28 de Março a rota entre Paris Charles de Gaulle e o Porto, que passa a contar com três frequências semanais em ambos os sentidos (6 em época alta) às terças, quintas-feiras e aos sábados. Em época alta serão seis os voos semanais.
A 15 de Maio, a KLM lança a ligação entre o Porto e Amesterdão, com um voo diário. Estas rotas serão complementadas, a partir do Porto, pela Transavia, filial low-cost, com os destinos Amesterdão, Funchal, Lyon, Nantes, Paris-Orly.