Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal "não encara" perder classificação de Património da Humanidade no Douro Vinhateiro

Uma delegação da Unesco virá a Portugal no final deste mês avaliar o impacto da barragem Foz Tua na região do Douro Vinhateiro, classificado como Património da Humanidade

04 de Julho de 2012 às 13:00
  • 2
  • ...
Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura, garantiu ontem à SIC Notícias que "a única coisa que não encaremos é perder a classificação de Património da Humanidade" para o Douro Vinhateiro.

Perder essa classificação, acrescenta o governante, significaria uma "perda de valor incalculável". Além da perda da classificação, "há esta ideia da perda, a ideia que nos portámos mal". E, concretizou, "em determinada altura deste processo, Portugal portou-se mal. Escondeu um dado, a existência da proximidade da classificação" junto da barragem de Foz Tua.

Ainda assim, Francisco José Viegas admitiu que a última decisão da Unesco não foi tão radical como se previa, já que não impôs a suspensão das obras da barragem do Foz Tua, mas antes o seu abrandamento. "Não foi tão radical como se pensava", o que Francisco José Viegas atribuiu à "acção notável do embaixador de Portugal junto da Unesco Francisco Seixas da Costa"

Mas o secretário de Estado anunciou que uma delegação da Unesco vai estar em Portugal no final deste mês para fazer avaliações no terreno.

Num tom mais pessoal, Francisco José Viegas acabou por afirmar: "O meu vale do douro não se pode perder de forma nenhuma".
Ver comentários
Saber mais Alto Douro Vinhateiro Unesco Foz Tua Cultura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio