Notícia
Portugal “congela” moradia de 10 milhões de Abramovich no Algarve
O oligarca russo tentou vender uma moradia na Quinta do Lago 15 dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas o registo de propriedade do imóvel está congelado desde 25 de março, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
A 9 de fevereiro, 15 dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, David William Dalzell, natural da Irlanda do Norte, solicitou um financiamento de crédito para habitação secundária à Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Dalzell pedia cinco milhões de euros para a compra de uma moradia na algarvia Quinta do Lago pelo valor de 10 milhões de euros, o que despertou a atenção do banco estatal, que sinalizou a operação à Unidade de Informação Financeira (UIF) da Polícia Judiciária (PJ).
A história é contada pelo jornal Público, na sua edição deste sábado, onde revela que a moradia que Dalzell queria comprar pertence a uma empresa detida pela Millhouse Views LLC, uma "holding" de investimentos detida pelo oligarca russo Roman Abramovich e sediada numa jurisdição "offshore" nos Estados Unidos.
A pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ainda sob a tutela de Augusto Santos Silva, o registo de propriedade do imóvel foi "congelado" a 25 de março, tratando-se do único bem imobiliário de Abramovich encontrado até ao momento pelas autoridades em Portugal, revela o Público.
Até ao momento, lembra o mesmo jornal, era apenas conhecido em Portugal o congelamento de uma conta bancária de um suposto oligarca russo, que não foi identificado, no montante de 242 euros.