Notícia
Suspeita de tráfico de influência na naturalização de Abramovich
Comunidade Israelita do Porto invoca “interesse nacional” para que a Conservatória dos Registos Centrais apresse naturalização do oligarca russo.
A Conservatória dos Registos Centrais terá sido pressionada para acelerar o processo de naturalização do oligarca Roman Abramovich.
A alegada pressão terá sido exercida pela Comunidade Israelita do Porto, que invoca "interesse nacional" para a atribuição do passaporte português ao ainda dono do Chelsea e que é um dos oligarcas próximos do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, escreve esta sexta-feira o Público.
As alegadas pressões à direção da Conservatória dos Registos Centrais terão envolvido a organização B’nai B’rith Internacional – a maior e mais antiga organização judaica mundial – e um grupo de judeus sefarditas portugueses "listados na Forbes" foram invocados pela Comunidade Israelita do Porto, escreve o Público.
Ainda de acordo com o jornal, a pressão teve o efeito desejado e em três meses o oligarca tornou-se o português mais rico do mundo, com o aval do Ministério da Justiça, da Polícia Judiciária, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e dos Serviços de Informações de Segurança (SIS) do Estado.