Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Participada da PT no Brasil concorre a leilão de rede 4G

A Oi, empresa brasileira de telecomunicações em que a Portugal Telecom tem 25 por cento de participação, apresentou proposta para participar no concurso público para a implantação de uma rede de quarta geração móvel no Brasil (4G).

05 de Junho de 2012 às 18:06
  • ...
Outros cinco grupos de telecomunicações apresentaram propostas: Claro (com duas marcas), Telefónica/Vivo, Sunrise, Oi, TIM (com duas marcas) e TV Filme (da Sky).

A documentação entregue pelas empresas será analisada pela Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (Anatel) para atestar se está adequada ao caderno de encargos. A abertura dos envelopes está prevista para o próximo dia 12.

A tecnologia 4G, que funciona em faixas de frequência de 2,5 GHZ, possibilitará o acesso à internet em dispositivos móveis numa velocidade até dez vezes superior à disponível actualmente no Brasil.

Além da rede 4G, o concurso público irá leiloar faixas de 450 MHz, para a telefonia móvel rural. O critério para a escolha da empresa vencedora, neste caso, será o de menor preço oferecido ao consumidor.

Caso não existam propostas ou caso as apresentadas não correspondam às expectativas, a faixa será disponibilizada juntamente com os lotes da frequência de 2,5 GHz. Neste caso, a vencedora será aquela que apresentar o maior preço pelo direito de exploração.

O preço mínimo dos 273 lotes somados é 3,8 mil milhões de reais. Segundo o cronograma do edital da Anatel, todos os municípios com mais de cem mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de Dezembro de 2016.

O prazo muda para as cidades sedes da Taça das Confederações, que deverão estar cobertas pelo serviço até 30 de Abril de 2013, e para as sedes e subsedes do Mundial 2014, que terão a rede 4G até 31 de Dezembro de 2014.

Para a rede rural, o prazo para a cobertura é até Dezembro de 2015.

Ver comentários
Saber mais Participada PT Brasil leilão 4G
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio