Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O que Bill Gates aprendeu com Warren Buffett?

Warren Buffett é um dos mais conhecidos investidores do mundo. O que será que Bill Gates aprendeu com Buffett? O próprio explica.

Reuters
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 06 de Julho de 2016 às 12:48

5 de Julho de 1991. Fez ontem 25 anos. Este é o tempo que dura a "inesperada" amizade entre Warren Buffett e Bill Gates. Num artigo publicado no blog de Bill Gates, o fundador da Microsoft revela que a data (5 de Julho de 1991) "destaca-se tão claramente na minha mente porque marcou o começo de um nova e inesperada amizade para Melinda e para mim – uma que mudou as nossas vidas para melhor de todas as formas imagináveis".

Gates confessa que o famoso investidor ajudou-os em duas coisas "impossíveis de exagerar numa vida: aprender mais e rir mais". Algo que fizeram muito ao longo destes anos.

Neste artigo, o "pai" da Microsoft conta que conheceu Warren Buffett por intervenção da sua mãe, que insistiu para que fosse à casa de férias em Hood Canal. "Disse-lhe que estava muito ocupado no trabalho. A minha mãe disse que o Warren estaria interessado. Mas não estava convencido".

No entanto, a mãe conseguiu convencer Bill Gates, tendo este concordado em ficar duas horas antes de regressar ao trabalho. "Depois conheci Warren. Começou a fazer-me algumas questões sobre o negócio de software e porque é que uma pequena empresa como a Microsoft podia ambicionar competir com a IBM", escreveu Bill Gates.

"Subitamente, estávamos perdidos na conversa e as horas passaram. Ele não se comportou como um grande investidor. Tinha uma forma modesta de falar sobre o que fazia. Era divertido, mas o que mais me impressionou foi a forma clara como pensava o mundo. Foi uma amizade profunda desde a nossa primeira conversa", acrescentou.

No telefone do escritório, Bill Gates tem apenas dois números "on speed dial" (marcação rápida). Um é o de casa. O outro de Warren Buffett. "Se Warren tem tempo para um chamada, é o ponto alto da minha semana. Aprendo constantemente com ele. O Warren e eu adoramos falar sobre empresas, política, eventos mundiais e novas inovações. E é muito entusiasmante ter alguém que estuda estas coisas com uma base um pouco diferente". O fundador da tecnológica indica que "quando [o casal] enfrenta um desafio, frequentemente perguntamos: 'o que faria Warren?' Normalmente, leva-nos à melhor resposta".

O fundador da Microsoft, que aponta Buffett como uma figura paternal, aproveita ainda a oportunidade para revelar que "aprendeu muitas coisas com Warren nestes últimos 25 anos, mas talvez a mais importante foi a amizade". "Ser o tipo de amigo que tu desejas ter. Todos deviam ter a sorte de ter um amigo atencioso e gentil como Warren".

Bill Gates revela que cada vez que viaja para Omaha (onde vive Buffett), "Warren continua a ir ao aeroporto buscar-me". Algo que Gates considera "um pequeno gesto mas que significa muito para mim". "Estou sempre impaciente para que as portas do avião abram porque sei que o Warren vai estar à minha espera com uma nova história ou anedota e vou aprender e rir com ele novamente".


Gates termina agradecendo a Warren Buffett pela amizade e espera ter muito mais memórias nos próximos anos.

 

 

Ver comentários
Saber mais Warren Buffett Bill Gates Microsoft
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio