Notícia
Metro do Porto bate recorde com mais de 15 milhões de clientes até Março
O Metro do Porto teve o melhor primeiro trimestre de sempre. Entre Janeiro e Março passado, ultrapassou os 15 milhões de passageiros, mais cerca de 8% do que em igual período do ano passado.
Mais de 200 mil validações diárias, totalizando 15,016 milhões de passageiros nos primeiros três meses deste ano, mais cerca de 1,1 milhões do que um ano antes.
E assim o Metro do Porto registou o seu melhor primeiro trimestre de sempre, com um crescimento de 8% do número de clientes em relação ao mesmo período do ano passado, avança a empresa, em comunicado.
Todas as linhas da rede do Metro do Porto obtiveram um aumento no número de validações. O destaque maior vai para o crescimento de 26% na Linha Violeta (E), que serve a estação do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foram mais de 205 mil as validações executadas nesta linha, o que corresponde a cerca de 400 mil clientes no período de Janeiro a Março.
"Não sendo muito significativo quanto a valores absolutos, o crescimento percentual da Linha Violeta é relevante em termos relativos, uma vez que o serviço de Metro tem vindo a crescer acima do aumento do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Porto (26% no Metro face a 19% de crescimento de número de passageiros no aeroporto, ganhando, por isso, quota neste mercado fundamentalmente turístico)", sublinha a empresa.
Por sua vez, a Linha Amarela (D), que faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, teve igualmente uma boa performance, ao manter o maior registo de validações em toda a rede, superando os 4,5 milhões de clientes, e com a segunda maior progressão relativamente ao primeiro trimestre do ano passado (mais 9,8%).
Já a Linha Azul (A) cresceu 7,8%, seguida das linhas Verde (C) e Laranja (F), ambas com valores muito semelhantes e próximos dos 5,6%.
"Com um incremento mais subtil", a Linha Vermelha (B), que serve Vila do Conde e a Póvoa de Varzim, registou um aumento da procura de aproximadamente 1,7%.