Notícia
Associação Comercial do Porto: novas linhas de metro valorizam cidade
A entidade diz que o investimento em dois eixos, anunciado esta semana, vai ao encontro das necessidades com o aumento do turismo.
A Associação Comercial do Porto (ACP) saudou o investimento anunciado para o metro do Porto, com uma nova linha, a Rosa e o prolongamento da Amarela.
"Pela primeira vez, a maior fatia de investimentos – mais de 280 milhões de euros dos 500 disponíveis para redes de metropolitano em Portugal - é destinada à Área Metropolitana do Porto, correspondendo aliás a uma reivindicação desde há anos apresentada pela Associação Comercial", salientou a entidade.
A ACP referiu ainda que "esta decisão decorre do forte consenso e do espírito metropolitano evidenciado pelos autarcas da região".
Além disso, a entidade salientou que "as novas linhas do Metro, em particular no Porto e dado o empenho do Município, vêm ao encontro do forte crescimento turístico que a cidade regista, valorizando-a e tornando-a ainda mais sustentável e competitiva em termos de atracção de visitantes".
A linha Rosa e o prolongamento da Amarela estão deverão custar num total de 287 milhões de euros. O novo percurso entre São Bento e a Casa da Música irá custar 181 milhões de euros e implica a construção de quatro estações subterrâneas.
O alargamento da linha Amarela até Vila d’Este está avaliado em 106 milhões, com três novas estações, sendo que apenas uma será subterrânea.