Notícia
Mais de metade do mar português tem potencial petrolífero
Portugal pode vir a produzir petróleo no futuro. Existem vários indicadores que demonstram este potencial, mas é preciso aumentar a exploração. Entre 2007 e 2013 petrolíferas gastaram mais de 260 milhões em pesquisa.
O mar português pode ter petróleo escondido. Apesar de vários indicadores apontarem para este potencial, os especialistas consideram que é preciso aumentar a pesquisa.
"Mais de metade da Zona Económica Exclusiva (ZEE) tem potencial petrolífero", disse José Miguel Martins da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) esta segunda-feira, 28 de Setembro, na conferência "Pesquisa de Petróleo em Portugal" que decorreu em Lisboa.
Desde 2007 que foram feitas 175 sondagens no offshore (no mar) português com 117 a demonstrarem indícios de petróleo e de gás. As várias companhias petrolíferas despenderam 264 milhões de dólares entre o período 2007-2013 para pesquisar estes recursos em Portugal.
Para aumentar a exploração, a ENMC pretende agilizar os processos de atribuição de direitos, de forma a que os interessados se deparem com menos burocracia.
Mas apesar do aumento da exploração desde 2007 nos 100 mil quilómetros quadrados das diferentes bacias, ainda existe muito trabalho a fazer, sublinhou o responsável do regulador. "A maior parte das bacias estão subavaliadas", afirmou José Miguel Martins.