Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros dos CTT aumentam 23,3% no primeiro trimestre (act.)

Os CTT fecharam o primeiro trimestre com um aumento dos lucros de 23,3% face a igual período de 2014. A área de negócios de serviços financeiros registou um crescimento de 50,5%, devido à ‘corrida’ em Janeiro de subscrições de produtos de poupança, enquanto a queda do tráfego de correio desacelerou para -1,6%.

Bloomberg
13 de Maio de 2015 às 16:53
  • 18
  • ...

Nos três primeiros meses do ano os CTT tiveram lucros de 22,3 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 23,3% em comparação ao  período homólogo de 2014, segundo o comunicado enviado esta quarta-feira, 13 de Maio, ao regulador do mercado (CMVM).

 

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) seguiu a mesma tendência tendo subido 26,2% para 41,7 milhões de euros. O segmento de correio contribuiu com 62%para este resultado, os serviços financeiro com 36% e a área de negócio expresso e encomendas com 2%.

 

Em comunicado, o grupo liderado por Francisco Lacerda sublinha a desaceleração da queda do tráfego de correio enderaçado para -1,6%, em parte devido à performance negativa registada o primeiro trimestre de 2014 (-9,5%)

E a alguma antecipação de vendas de pré-pagos em 2015

 

Os rendimentos operacionais totais cresceram 8,4% para 191,2 milhões de euros. Por segmentos, os rendimentos da área de correio cresceu 6,7%, impulsionado pela desaceleração referida anteriormente bem como pelo aumento do preço médio do serviço postal universal em 4,2% e do efeito cambial no correio internacional.

 

As receitas provenientes dos serviços de expresso e encomendas também cresceram 2,1%.

 

Os rendimentos dos serviços financeiros dos CTT confirmam a mesma tendência, tendo registado um crescimento de 50,5% para 24,3 milhões de euros, em parte por forte antecipação de subscrições em poupanças em Janeiro, "reforçando esta alavanca como fundamental no crescimento global dos CTT", detalha a empresa.

 

Actualmente esta área de negócio pesa 12% no total da actividade do grupo.

 

No que toca aos gastos operacionais, de Janeiro a Março cresceram 4,3% para 149,5 milhões de euros devido "aos aumentos salariais, à mensualização dos incentivos variáveis e ao crescimento da actividade das áreas de serviços financeiros e expresso e encomendas", no âmbito da reorganização deste segmento que os CTT estão a efectuar.

 

Na área dos recursos humanos, houve uma redução de 0,6% do número de trabalhadores face ao primeiro trimestre de 2014. Actualmente os CTT somam 11.608 funcionários e segundo o mesmo documento contrataram 36 novos trabalhadores: 14 em Espanha e 22 em Portugal.

 

Quanto ao banco postal, projecto que os CTT querem implementar até ao final do ano e que implica um investimento de 100 milhões de euros nos próximos 5 anos, a empresa refere alocou no primeiro trimestre 20 milhões de euros "para os investimentos necessários para o lançamento do banco" e para a "plataforma informática".

 

No comunicado divulgado esta quarta-feira os CTT relembram ainda o memorando de entendimento com a Altice, assinado em Novembro de 2014, caso o grupo francês ganhasse a corrida da PT Portugal.

 

O acordo "deverá ser concretizado me parcerias comerciais específicas a definir […] nomeadamente a optimização conjunta das redes de retalho", aproveitando os balcões dos CTT, explica a empresa sem avançar com mais pormenores.

 

Só depois da compra estar finalizada, foi aprovada por Bruxelas em Abril, é que as empresas vão "avançar com a concretização deste acordo", sublinha.

 

Sobre os Espaços do Cidadão, os CTT recordam que o acordo assinado com o Governo a 20 de Janeiro de 2015 e adiantam que "estão aptos a instalar, no decurso do segundo trimestre de 2015, cerca de 52 Espaços do Cidadão na rede de lojas dos CTT".

 

Os CTT vão pagar dividendos no valor de 0,465 euros por acção aos seus accionistas a partir do dia 29 de Maio.


(Notícia actualizada pela última vez às 17h51 com mais informação)

(Notícia corrigida às 17h02. CTT lucraram 22,3 milhões e não 25,5 milhões)

Ver comentários
Saber mais CTT Correios Francisco Lacerda resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio