Notícia
Lucros da Tertir caem 74,89% no terceiro trimestre do ano
Os lucros líquidos consolidados da Tertir-Terminais de Portugal atingiram, nos primeiros nove meses do ano, os 1,307 milhões de euros, o que representa uma quebra de 74,89% face a igual período do ano passado.
A empresa que dedica a sua actividade na exploração de terminais rodoviários sublinha, em comunicado, que o valor do resultado líquido alcançado «se situa ao mesmo nível do valor obtido em idêntico período do ano transacto, retirando o efeito da venda da Quinta da Verdelha e a venda da posição na Transnautica que contribuíram com uma mais valia de 3,8 milhões de euros em 2001».
As vendas consolidadas da Tertir cresceram 45,31% para os 89,083 milhões de euros em resultado do «bom desempenho da actividade comercial do sub-grupo das actividades marítimo-portuárias em geral», acrescenta em comunicado.
O capital próprio da Tertir subiu de 55 para 81 milhões de euros, devido à expansão do grupo. O passivo do grupo aumentou 67% totalizando os 127,66 milhões de euros.
A empresa explica que os capitais próprios seriam reduzidos em 8,642 milhões de euros, caso a sociedade tivesse reforçado as provisões.
A Tertir lembra que a finalização da formalização da venda da Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários e Construções (CPTP) vai permitir um encaixe de quatro milhões de euros que «serão utilizados na redução de endividamento bancário».
As acções da Tertir encerraram inalteradas nos 1,50 euros.