Notícia
Leixões contentorizou mais 6% em 2016
Leixões recuperou em 2016 quase todos os contentores “perdidos” no ano anterior, ao fechar o último exercício com um crescimento de 5,9% da carga contentorizada. A “rebentar pelas costuras”, a expansão do terminal continua sem sair do papel.
O TCL ficou a pouco mais de 10 mil TEU (cada TEU equivale ao tamanho padrão de um contentor de 20 pés de comprimento) de ultrapassar o recorde registado em 2014.
No ano passado, o concessionário do terminal de contentores de Leixões movimentou 648,8 mil TEU, o que representou um crescimento de 5,9% face ao registado em 2015, ano em que processou menos 6,4% do que no ano anterior.
O último mês de 2016 correu bastante bem ao concessionário, ao averbar um crescimento homólogo de 6%. "Nem a quadra festiva interrompeu a laboração diária do TCL. Entre o Natal e o Ano Novo foram 25 os navios que escalaram o TCL para descarregar ou carregar mercadorias", realça a empresa do grupo turco Yildirim.
Em Dezembro, foram movimentados 6.766 contentores neste terminal, a que corresponderam 10.717 TEU.
O dia 28 foi "o mais produtivo" do TCL em Dezembro, tendo movimentado 1.411 contentores (2.041 TEU), em resultado da operação de cinco navios.
Entretanto, o terminal de contentores de Leixões, que está "a rebentar pelas costuras" há vários anos, continua à espera da conclusão do processo de renegociação da concessão para que a sua expansão obtenha finalmente "luz verde".