Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Leixões já “atracou” 105 mil cruzeiristas para 2017

O porto de Leixões tem já confirmadas 107 escalas de navios de cruzeiros para este ano, estimando receber cerca de 105 mil passageiros, o que representa mais 33% do que o recorde de actividade registado em 2015.

O novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões, inaugurado em Maio de 2015, representou um investimento da ordem dos 50 milhões de euros.
27 de Janeiro de 2017 às 11:42
  • 2
  • ...

No ano passado, o porto de Leixões recebeu 84 navios de cruzeiros e 71.799 passageiros, contabilizando mais sete escalas inaugurais e uma nova companhia.

Números que traduzem um decréscimo de 1% no número de cruzeiros e de 9% no de passageiros face ao ano anteriores. Uma quebra "justificada pela menor dimensão dos navios acolhidos", explica Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em comunicado.

Ano novo, negócios em alta. Para 2017, Leixões tem já confirmadas 107 escalas de navios de cruzeiros, o que vai representar um crescimento na ordem dos 27%, e estima receber cerca de 105 mil passageiros, simbolizando um aumento 46% face ao ano anterior e mais 33% do que no melhor ano de actividade de cruzeiros, registado em 2015.

"Este será um grande ano para a actividade de cruzeiros do porto de Leixões, que se tem vindo a afirmar cada vez mais no sector, fruto dos investimentos realizados e da aposta feita pela autoridade portuária na promoção do porto junto das principais companhias de cruzeiros", enfatiza a APDL.

A autoridade portuária de Leixões avança que o terminal de cruzeiros vai receber, este ano, a visita de 14 novos navios e duas novas companhias, com destaque para a Royal Caribbean International – "uma das mais importantes e maiores companhias de cruzeiro do mundo, com uma frota extensa de grandes navios" –, que fará 10 escalas no porto, "salientando-se, ainda, dois novos navios da prestigiada companhia Alemã Aida Cruises e dois da Viking Ocean Cruises".

Terminal de cruzeiros nomeado para "Edifício do Ano 2017"

O terminal de cruzeiros do porto de Leixões, que custou cerca de 50 milhões de euros, acaba de ser nomeado para mais uma prestigiada distinção internacional, como "Edifício do Ano 2017", na categoria de melhor edifício público, nos prémios da ArchDaily, numa iniciativa promovida pelo "site de arquitectura mais visitado do mundo", garante a APDL.

O prémio "Building of the Year 2017" decorre há oito anos consecutivos e pretende distinguir os melhores projectos arquitectónicos ao nível mundial.

De acordo com a APDL, a votação votação funciona em duas fases: são seleccionados três mil edifícios em 16 categorias, que estarão a votos até 30 de Janeiro e, posteriormente, os cinco mais votados de cada categoria vão estar em jogo de dia 31 a 6 de Fevereiro, sendo que os vencedores serão conhecidos a 7 de Fevereiro.

O terminal de cruzeiros de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva, tem vindo a somar reconhecimentos, desde o título de "Melhor Porto do Ano", pela Seatrade Awards 2015, ou, ainda, a distinção da "AZAwards", prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitectura e design contemporâneo.

 

Ver comentários
Saber mais Leixões cruzeiros navios APDL terminal de cruzeiros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio