Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ibersecurities diz Iberdrola ou accionistas devem comprar os 3% detidos pela EDP

A Ibersucurities avança que a Iberdrola, o BBVA ou o Bilbao Bizkaia são os compradoras mais prováveis dos 3% da eléctrica espanhola na posse da EDP, uma compra que poderá já ter acontecido. Os 5% que a Iberdrola detém na EDP não deverão ser alienados.

05 de Setembro de 2003 às 12:01
  • ...
A Ibersucurities avança que a Iberdrola, o BBVA ou o Bilbao Bizkaia são os compradoras mais prováveis dos 3% da eléctrica espanhola na posse da EDP, uma compra que poderá já ter acontecido. Os 5% que a Iberdrola detém na EDP não deverão ser alienados.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] anunciou ontem a intenção de alienar participações financeiras no valor de 700 milhões de euros, entre as quais os 3% na Iberdrola e uma parte da participação na REN, com o encaixe a ser utilizado na redução em 10% da dívida.

No final do primeiro semestre, a dívida líquida da EDP ascendia a 7,86 mil milhões de euros.

Num estudo publicado hoje e a comentar a decisão de João Talone, os analistas da Ibersecurities, citando os acordos firmados em 1998, dizem que a Iberdrola tem a preferência de decidir (num prazo de 30 dias) ou de designar alguém para comprar os 27 milhões de títulos.

O banco de investimento espanhol acredita mesmo que esta venda já terá sido concretizada e afirma que «apostamos que será a Iberdrola a comprar esta posição ou um dos accionistas de referência do grupo».

A Iberdrola é controlada em 6,80% pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e em 7,56% pelo Bilbao Bizkaia Kutxa.

«Esta venda é uma consequência lógica da falta de acordos estratégicos entre a EDP e a Iberdrola e, já estávamos à espera deste desfecho desde 2001, altura em que a EDP apostou na HidroCantábrico». A EDP tem o controle da HidroCantábrico, onde detém 40% do capital.

A Iberdrola também está presente no capital da EDP, com 5% da empresa, mas de acordo com os analistas da Ibersecurities, a eléctrica espanhola não irá desfazer-se desta posição já que «o custo médio deste investimento é muito superior ao preço de mercado actual da EDP».

A Iberdrola entrou para o capital da EDP na segunda fase de privatização da eléctrica nacional. O Ibersecurities tem uma recomendação da «comprar» para a Iberdrola e um preço alvo de 17,89 euros.

As acções da EDP subiam 0,51% para 1,97 euros, e na Bolsa de Madrid, os valores da Iberdrola somavam 0,2% para 15,26 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio