Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia escolhe bancos para implementar privatizações

Ministério das Finanças nomeou as diferentes entidades que prestarão aconselhamento financeiro à República Helénica no âmbito das privatizações que vão decorrer.

18 de Maio de 2011 às 13:41
  • 1
  • ...
O Comité Interministerial da Reestruturação de Activos e das Privatizações (ICARP), pertencente ao Ministério grego das Finanças, decidiu avançar com a designação dos conselheiros de privatização que ficarão responsáveis por velar pela implementação do programa de privatizações de activos e imobiliário no país.

No que diz respeito ao Aeroporto Internacional de Atenas (AIA), o BNP Paribas e o National Bank of Greece foram nomeados para actuar como conselheiros financeiros da Grécia para a extensão do acordo de concessão do AIA e para a avaliação das melhores opções disponíveis no âmbito da parte a ser privatizada.

Quanto à privatização de uma nova empresa a quem a Grécia decidiu atribuir os seus direitos em matéria de Lotaria Nacional, os conselheiros escolhidos foram o Crédit Suisse e EFG Eurobank Equities.

No que respeita à extensão da duração do actual contrato de concessão entre a Grécia e a Organização Helénica de Prognósticos de Futebol (OPAP, na sigla original), bem como uma privatização adicional da empresa, serão o Deutsche Bank e o National Bank of Greece que irão prestar aconselhamento.

A República Helénica avançará também com a venda da sua participação na empresa de auto-estradas da Grécia e nas suas subsidiárias que detêm direitos em concessões já especificadas pelo governo de Atenas, bem como de quaisquer outros direitos que possam decorrer de futuras concessões que o país decida implementar em infraestruturas de transporte rodoviário. Para este fim, a Ernst & Young, a Rothschild & Sons e o Barclays Bank foram os seleccionados para funcionarem como conselheiros financeiros da Grécia.

Já o Société Générale – Geniki cabe na escolha de quem vai aconselhar o país na privatização da empresa automóvel ELBO.

A Grécia será também aconselhada pelo HSBC Bank e EFG Eurobank Equities no que respeita à privatização de uma empresa especialmente constituída, à qual a República Helénica decidiu atribuir os seus direitos na instalação de armazenamento de gás natural “South Kavala”.

Quanto aos activos do mercado imobiliário, foi decidido que determinados direitos de propriedade imobiliária da República Helénica serão incorporados em vários “veículos para fins especiais” (os chamados “special purpose vehicles”), através dos quais o governo deverá explorar as melhores opções de investimento disponíveis. O National Bank of Greece, EFG Eurobank, Piraeus Bank, Alpha Bank, Empori Bank, Investment Bank of Greece, Hellenic Post Bank, Agriculture Bank e Attica Bank são os escolhidos para assessorar financeiramente a República Helénica nesta área.

Foram ainda escolhidos outros bancos e consultoras – como a KPMG, Citigroup, PWC e Crédit Agricole - para aconselhar a Grécia nos processos de exploração de direitos do espectro de frequências, bem como da privatização da empresa de corridas de cavalos (ODIE), da Hellinikon SA, de quatro aviões Airbus, dos caminhos de ferro (OSE Group e Trainose SA), da empresa pública de gás (DEPA) e dos sistemas de defesa (EAS). Está também na lista o Fundo de Empréstimos e Consignações, cuja separação das actividades comerciais será assessorada pela Lazard.

Ver comentários
Saber mais Grécia privatizações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio