Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo mantém objectivo de privatizar CP Carga até final da legislatura

O secretário de Estado dos Transportes afirmou que o Governo mantém o objectivo de privatizar a CP Carga no decorrer da legislatura, que termina em Outubro de 2015.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Setembro de 2014 às 21:10
  • 17
  • ...

A empresa está a ser novamente avaliada, na sequência da transferência dos terminais de operação de transporte ferroviário de mercadorias da CP Carga para a REFER, segundo proposta das Grandes Opções do Plano, mudança que deverá estar concluída até fim do ano.

 

"Vamos promover a transferência dos terminais, vamos avaliar a empresa, e depois dessa avaliação, ponderaremos o lançamento do processo de privatização. Mas posso confirmar: mantém-se como objectivo para esta legislatura. Se a avaliação não trouxer dados diferentes daqueles que esperamos, contamos que o processo de privatização possa avançar", salientou Sérgio Monteiro durante uma visita ao Museu da Carris, empresa que hoje faz 142 anos.

 

O Governo pediu uma nova avaliação da CP Carga para decidir se avança com a privatização da empresa, tendo em conta os investimentos a realizar na rede ferroviária. "O Governo irá solicitar uma nova avaliação da empresa, de maneira a dispor de informação que o habilite a decidir os próximos passos deste processo", lê-se na proposta das Grandes Opções do Plano, enviada aos parceiros sociais, a que a Lusa teve acesso, na segunda-feira.

 

Esta nova avaliação da empresa resulta de "um conjunto de investimentos prioritários na infra-estrutura ferroviária a realizar no horizonte 2014-2020, que terão efeito na operação da CP Carga". Entretanto, já tiveram início os trabalhos com vista à transferência dos terminais ferroviários de mercadorias para a REFER, gestora da rede, um processo que deverá estar concluído até ao final do ano. 

Ver comentários
Saber mais CP Carga REFER Grandes Opções do Plano Sérgio Monteiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio