Notícia
Governo sinaliza em Bruxelas que vê com bons olhos entrada da Lufthansa na TAP
Entrada da companhia aérea alemã no capital da TAP chegou a ser alvo de negociações antes da pandemia. O Governo continua recetivo à ideia.
O Governo manifestou à Comissão Europeia, informalmente, que aprovaria a entrada da companhia aérea alemã Lufthansa no capital da TAP. A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal Expresso, segundo o qual a mesma mensagem foi transmitida aos acionistas da Lufthansa.
O interesse da companhia alemã na empresa portuguesa foi manifestado ainda no ano passado. Em fevereiro deste ano, imediatamente antes da pandemia, a Lufthansa chegou a negociar com David Neeleman a compra da posição que este detinha na TAP, através da Atlantic Gateway, em parceria com a norte-americana United Airlines.
A companhia aérea alemã nunca chegou a fazer uma oferta pela TAP, mas sabe-se que a companhia portuguesa estava avaliada, antes da pandemia, entre os 800 milhões e os mil milhões de euros.
Apesar do interesse manifestado pelo Executivo português, que emprestou 1200 milhões de euros à TAP, que poderão ser transformados em capital, o negócio não poderá concretizar-se a breve prazo, porque a Lufthansa recebeu um pacote de ajuda do Estado alemão, ao abrigo dos apoios covid, e enquanto não devolver 75% do montante recebido não poderá entrar no capital de outra companhia aérea.