Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gaspar ouvido na comissão de inquérito aos “swaps” a 25 de Julho

O antigo ministro das Finanças irá prestar esclarecimentos sobre os “swaps” na quinta-feira da próxima semana, dois dias depois de Carlos Costa Pina, secretário de Estado de Teixeira dos Santos, ser ouvido pelos deputados. A audiência de Costa Pina estava marcada para esta quinta-feira mas foi adiada devido à moção de censura de Os Verdes.

Miguel Baltazar/Negócios
16 de Julho de 2013 às 18:08
  • 1
  • ...

O antigo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, será ouvido na comissão de inquérito à celebração de contratos de cobertura de risco especulativos a 25 de Julho, quinta-feira da próxima semana.

 

A presença de Gaspar na comissão parlamentar aos chamados “swaps” das empresas públicas, que chegaram a representar perdas potenciais de 3 mil milhões de euros no final do ano passado, foi requerida na semana passada pelo grupo parlamentar do PSD na comissão parlamentar, na sequência das declarações discrepantes entre o actual e o anterior Executivo.

 

O requerimento do PSD, feito durante a audição de Teixeira dos Santos, foi aceite esta terça-feira pela mesa e coordenadores da comissão de inquérito.

 

Além da marcação da audição a Vítor Gaspar, também ficou decidido que Carlos Costa Pina não será ouvido na comissão esta quinta-feira, como estava programado, mas sim na terça-feira, dia 23 de Julho. A alteração deve-se à discussão e votação da moção de censura apresentada pelo partido Os Verdes, que irá ocorrer esta quinta-feira, 18 de Julho.

 

Costa Pina irá prestar declarações já que foi o secretário de Estado que elaborou um despacho que pediu às empresas públicas para prestarem informação sobre as perdas que tinham na sua carteira de dívida associadas a estes instrumentos de gestão do risco financeiro.

 

A troca de acusações entre actuais e antigos governantes tem sido repetida nas últimas semanas e já ocorreu na própria comissão de inquérito. Já foram ouvidos Maria Luís Albuquerque, que enquanto secretária de Estado do Tesouro tinha em mãos a gestão do processo dos “swaps” e que também contratou estes instrumentos enquanto directora financeira na Refer (entre 2001 e 2007), e o anterior ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

 

Em causa nas declarações dos governantes está a acusação do actual Governo de que o anterior não tinha lhe tinha transmitido informação sobre os “swaps”, ideia contrariada pelo Executivo liderado por José Sócrates.

Ver comentários
Saber mais Swaps Vítor Gaspar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio