Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gas Natural planeia abrir unidade em Portugal e investir 8,8 mil milhões até 2008

A Gas Natural – maior distribuidora de gás natural espanhola – planeia não só crescer em Portugal através da abertura de uma unidade comercial, mas também aumentar em 10%, por ano, os seuslucros e dividendos até 2008, destinando 8,8 mil milhões de euros a

14 de Abril de 2004 às 12:04
  • ...

A Gas Natural – maior distribuidora de gás natural espanhola – planeia não só crescer em Portugal através da abertura de uma unidade comercial, mas também aumentar em 10%, por ano, os seuslucros e dividendos até 2008, destinando 8,8 mil milhões de euros a investimentos até essa data, revelou hoje o presidente da distribuidora, Antoni Brufau, na assembleia geral de accionistas.

«Estamos considerar estabelecer uma unidade comercial em França e em Portugal», disse Brufau, em conferência de imprensa, citado pela Bloomberg.

As previsões de investimento baseiam-se nas perspectivas de crescimento no mercado da electricidade e outros mercados europeus, com a Gas Natural a reforçar a sua colaboração com a Repsol, explica o jornal espanhol «Expansión».

A distribuidora espanhola avançou que vai participar em projectos integrados de gás para ter acesso a toda a cadeia de valor do negócio e melhorar as suas vantagens competitivas.

Desta forma, prevê investir 700 milhões no desenvolvimento de projectos deste tipo no Norte de África e Médio Oriente – de forma conjunta com a Repsol – na exploração e produção, com o objectivo de aceder a novos mercados nos Estados Unidos da América e Europa e melhorar a sua carteira de contratos no gás.

Dos 8,8 mil milhões de euros a investir até 2008, 27% destinam-se a melhorar a produção de energia, 28% à área de distribuição, 16% ao negócio tradicional na Europa e 14% servirão para consolidar a sua presença na América. Os restantes 10% serão para outras áreas.

O presidente da Gás Natural explicou que o plano estratégico permitirá converter os recursos gerados pelos seus desinvestimentos na Enagás em mercados não regulados e principalmente na produção eléctrica e na Europa. O seu objectivo é alcançar um resultado operativo semelhante ao que a empresa registava com a Enagás integrada no grupo.

Gas Natural vira-se para Mediterrâneo após falhar OPA sobre Iberdrola

Depois da OPA falhada sobre a Iberdrola, a Gás Natural fixou a sua estratégia nos países do Mediterrâneo. A empresa comprou o Grupo siciliano Brancato, distribuidor de gás fez uma oferta para comprar 35% da grega Depa.

Para além disso, Brufau anunciou que a sua empresa vai adquirir outra distribuidora em Itália antes do final do ano, com o objectivo de alcançar os 300 mil clientes naquele país, onde conta já com 93 mil através da Brancato, avança o «Expansión».

EBITDA aumenta 16% por ano até 2008

A Gas Natural prevê um aumento de 16% nos lucros antes dos impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA). Para além disso, a empresa planeia ter 13 milhões de clientes espalhados pelo mundo até 2008, ou seja, 4,2 milhões mais do que actualmente e prevê vender nesse ano sete mil milhões de metros cúbicos de gás na Europa, descontando Espanha.

Actualmente a Gás Natural só vende gás na Espanha. No total, as vendas de gás natural, em 2008, alcançarão os 50 mil milhões metros cúbicos, contra os 30 mil milhões metros cúbicos de agora.

As acções da empresa espanhola seguiam a subir 0,14% para os 21,05 euros

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio