Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ENI quer 100% da Galp ou sai do capital

A italiana Eni assumiu hoje que não quer ficar com a posição de 33% no capital da Galp Energia. O CEO da companhia italiana disse hoje claramente que ou passa a controlar 100% da companhia portuguesa ou então vende a posição de detém actualmente.

  • 12
  • ...
Paolo Scaroni
CEO da ENI
A italiana Eni assumiu hoje que não quer ficar com a posição de 33% no capital da Galp Energia. O CEO da companhia italiana disse hoje claramente que, ou passa a controlar 100% da companhia portuguesa, ou então vende a posição que detém actualmente.

“Já não faz parte da nossa estratégia de longo prazo ficar com os 33% da Galp”, disse o CEO da Eni, Paolo Scaroni (na foto).

E o CEO da ENI foi muito claro quanto às intenções da empresa italiana. “Ou somos nós a integrar a Galp ou podemos desinvestir a nossa participação”, disse Scaroni na conferência com os analistas, citado pela Bloomberg.

Scaroni adiantou que “nos próximos três a cinco anos a situação pode conhecer desenvolvimentos.

A menos que haja um acordo entre os accionistas, a ENI, que entrou no capital da Galp em 2000, nada pode fazer a médio prazo. Os principais accionistas da Galp têm um acordo parassocial, que impossibilita a venda das actuais posições terceiros se a aprovação dos signatários do acordo. Este entrou em vigor em 2006 e tem a duração de oito anos.

A Caixa Geral de Depósitos controla 1% do capital petrolífera, mas esta participação tem
Faria de Oliveira
A CGD tem direitos especiais
poderes especiais, assumindo o estatuto de “golden-share” do Estado. A CGD tem direito de preferência na compra das posições que os restantes accionistas do acordo parassocial pretendam vender.

Américo Amorim é, a par da empresa italiana, o maior accionista da Galp Energia, controlando também uma posição de 33%.

Scaroni adiantou também que a ENI está a olhar com atenção para a posição da Galp no Brasil, onde a empresa portuguesa tem efectuado descobertas de petróleo que impulsionaram o valor das acções.

As acções da Galp Energia reagiram em forte alta a esta notícia, registando uma valorização de 6,33% para 11,92 euros.





Galp desde IPO
Acções em forte subida




A Galp está avaliada no mercado em 9,76 mil milhões de euros. A capitalização bolsista da ENI é de 87,8 mil milhões de euros, cerca de oito vezes superior.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio