Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas públicas já pagaram 1.080 milhões em swaps

As empresas públicas já pagaram, até ao momento, um total de 1.080 milhões de euros aos bancos com quem tinham contratado swaps. Este dado foi confirmado esta terça-feira por João Moreira Rato, presidente do IGCP, perante os deputados da comissão parlamentar sobre a contratação de instrumentos de cobertura de risco pelas empresas públicas.

Miguel Baltazar/Negócios
02 de Julho de 2013 às 16:44
  • 12
  • ...

Estes pagamentos reflectem a dimensão dos contratos rescindidos pelo Estado com o objectivo de reduzir as perdas potenciais dos swaps destas empresas. E traduzem a dissolução de 69 operações, representando uma poupança de 31% em juros associados. 

 

Moreira Rato, numa intervenção inicial voltou a explicar que cerca de 90% das perdas potenciais de 3 mil milhões de euros identificadas pelo IGCP diziam respeito a contratos com elevado grau de complexidade e toxicidade, nomeadamente devido ao desequilíbrio que apresentavam no arranque em favor dos bancos.

 

Moreira Rato sublinha que foi identificada uma "consistência muito forte: para se diminuir o custo de financiamento tomaram-se riscos adicionais, que permitiram valores de arranque mais elevados" dos contratos swap das empresas públicas.

Ver comentários
Saber mais Moreira Rato IGCP swaps contratos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio