Notícia
EDP pré-qualificada no leilão da eléctrica UHE Peixes (act)
A Electricidade de Portugal (EDP), através da subsidiária Enerpaulo, encontra-se pré-qualificada para o leilão da hidroeléctrica UHE Peixes, no Estado de Tocantins, disse fonte oficial da EDP Brasil ao Negocios.pt.
«Estamos pré-qualificados para o leilão de Peixes», disse fonte oficial da EDP [EDP] no Brasil ao Negocios.pt. Esta fase antecede a apresentação das propostas ao leilão que ocorrerá a 28 de Junho na Bolsa de Valores de do Rio de Janeiro.
No Estado de Tocantins a EDP já está a construir uma hidroeléctrica, que vai gerar 170 MW já a partir de Dezembro deste ano. Em 2002, depois de concluída, esta construção vai produzir 850 MW.
A energia gerada pela hidroeléctrica UHE Peixes, situada no Munícipio de Juara será suficiente para atender cerca de 1,4 milhões de habitantes deverá entrar em funcionamento dentro de quatro anos.
A UHE Peixes está incluída num plano de concessões de 8 hidroeléctricas no Brasil, a realizar pela Agência Nacional de Energia Eléctrica (ENEL) e que já despertou o interesse de 54 empresas brasileiras e estrangeiras, que deverá resultar num investimento de 3,5 mil milhões de reais, criando 16 mil empregos e gerando energia para 24 milhões de pessoas.
Destas oito concessões a EDP apenas apresentou uma proposta para a de UHE Peixes.
A EDP diz estar atenta «a todos os leilões a realizar no Brasil neste sector», após ter eleito este mercado como prioritário.
A eléctrica nacional encontra-se também interessada em participar no leilão da Cesp Paraná, uma hidroeléctrica que opera no Estado de São Paulo.
As acções da EDP encerraram nos 2,83 euros (567 escudos) a cair 2,08%.