Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP: Parceria com CTG permite "diversificar oportunidades de crescimento" e aumentar lucros

A EDP e a China Three Gorges vão combinar esforços no sentido de se tornarem líderes mundiais de produção de energia renovável, refere a eléctrica em comunicado.

22 de Dezembro de 2011 às 18:01
  • 1
  • ...
As duas empresas vão desenvolver uma "parceria estratégica em projectos de energia renovável, sendo que a EDP irá liderar na Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros mercados sul-americanos, enquanto a CTG irá liderar nos mercados asiáticos".

O mesmo comunicado refere ainda que, no âmbito desta parceria, a "CTG vai investir dois mil milhões de euros até 2012 em participações de 34% a 49% em projectos de energia renovável correspondentes a 1,5 GW em operação e prontos a construir, dos quais 800 milhões serão investidos nos primeiros 12 meses após a assinatura da parceria".

A parceria com a empresa chinesa – que vai ficar com 21,35% da EDP por 2,7 mil milhões de euros – inclui ainda o financiamento por parte de uma instituição financeira chinesa à EDP num montante até dois mil milhões de euros como maturidade até 20 anos.

"A parceria fortalece o perfil de crédito da EDP mediante o aumento da posição de liquidez financeira com uma extensão de dois anos da cobertura das necessidades de financiamento da EDP até meados de 2015", com um objectivo de alcançar uma dívida líquida que corresponsa a três vezes o EBITDA. Actualmente, a dívida líquida é 4,1 vezes o EBITDA da eléctrica.

A EDP refere ainda que a parceria com a empresa chinesa permitirá diversificar as oportunidades de crescimento "sendo expectável que aumente os resultados líquidos por acção a partir de 2012".

Recorde-se que o Governo decidiu vender 21,35% do capital que detinha na eléctrica aos chineses da China Three Gorges por 2,7 mil milhões de euros, deixando pelo caminho as propostas feita pela alemã E.ON e da brasileira Electrobras.

Ver comentários
Saber mais edp privatização china three gorges
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio