Notícia
Dona da Zara vende mais mas lucra menos no primeiro semestre
As vendas da Inditex, dona de marcas como a Zara e a Massimo Dutti, cresceram 9% no primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, os lucros líquidos do grupo espanhol recuaram para 375 milhões de euros, menos 8% que no período homólogo.
16 de Setembro de 2009 às 09:24
As vendas da Inditex, dona de marcas como a Zara e a Massimo Dutti, cresceram 9% no primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, os lucros líquidos do grupo espanhol recuaram para 375 milhões de euros, menos 8% que no período homólogo.
Os resultados semestrais, hoje divulgados pela Inditex, revelam que a empresa totalizou um volume de vendas superior a 4,8 mil milhões de euros, nos primeiros seis meses, ao longo dos quais os resultados operacionais do grupo espanhol recuaram, em termos homólogos, de 822 para 799 milhões de euros.
A empresa, que detém hoje 4.430 lojas em 73 países, abriu 166 novos espaços já este ano, a maioria dos quais sob as insígnias Zara e Bershka. A Zara mantém-se como a grande fonte do grupo, contribuindo com mais de 3,1 mil milhões para o total de 4,8 milhões de euros de vendas da Inditex, o que mostra um crescimento de 3%. A maior subida percentual foi, no entanto, conseguida pela cadeia de pronto a vestir jovem Stradivarius, cujas vendas subiram 24%, totalizando 318 milhões de euros no primeiro semestre.
O grupo não desagregra resultados por país, mas afirma que “a zona geográfica de maior peso é Europa (excluindo Espanha), que proporciona 44% do total de vendas em lojas”. Em relação ao primeiro semestre do ano anterior, o mercado europeu cresceu, mas de forma muito ligeira, enquanto a Ásia continua a aumentar o seu nível de contribuição para as vendas globais do grupo (12%). Espanha, por sí só, representa uma fatia de vendas de 32%.
Quanto ao segundo semestre, o grupo mostra-se optimista. Entre 1 de Agosto e 14 de Setembro, as vendas em lojas cresceram já 9% e estão a ser planeados investimentos que permitirão à Inditex lançar-se no mundo das vendas online. Inicialmente, estas serão lançadas em Espanha, Portugal, França, Alemanha e Itália, o que deverá acontecer já na próxima colecção Outono/Inverno 2010.
Os resultados semestrais, hoje divulgados pela Inditex, revelam que a empresa totalizou um volume de vendas superior a 4,8 mil milhões de euros, nos primeiros seis meses, ao longo dos quais os resultados operacionais do grupo espanhol recuaram, em termos homólogos, de 822 para 799 milhões de euros.
O grupo não desagregra resultados por país, mas afirma que “a zona geográfica de maior peso é Europa (excluindo Espanha), que proporciona 44% do total de vendas em lojas”. Em relação ao primeiro semestre do ano anterior, o mercado europeu cresceu, mas de forma muito ligeira, enquanto a Ásia continua a aumentar o seu nível de contribuição para as vendas globais do grupo (12%). Espanha, por sí só, representa uma fatia de vendas de 32%.
Quanto ao segundo semestre, o grupo mostra-se optimista. Entre 1 de Agosto e 14 de Setembro, as vendas em lojas cresceram já 9% e estão a ser planeados investimentos que permitirão à Inditex lançar-se no mundo das vendas online. Inicialmente, estas serão lançadas em Espanha, Portugal, França, Alemanha e Itália, o que deverá acontecer já na próxima colecção Outono/Inverno 2010.