Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho de Redacção do "Público" acusa Relvas de pressões sobre jornalista

Ministro terá ameaçado uma jornalista do Público de divulgar, na Internet, dados da vida privada da jornalista.

18 de Maio de 2012 às 19:13
  • 39
  • ...
O Conselho de Redacção do “Público” acusou o ministro Miguel Relvas de pressionar uma jornalista do meio de comunicação para que uma notícia não fosse publicada no jornal.


A notícia está a ser avançada pela RTP, que cita o comunicado do Conselho de Redacção do “Público”, onde é dito que a jornalista Maria José Oliveira relatou uma ameaça de Miguel Relvas caso “fosse publicada uma determinada notícia, relacionada com o caso das ‘secretas’”.

Segundo este comunicado, “Relvas terá dito que, se o jornal publicasse a notícia, enviaria uma queixa à ERC, promoveria um “black out” de todos os ministros em relação ao Público e divulgaria, na Internet, dados da vida privada da jornalista”.

As ameaças terão sido reiteradas num segundo telefonema, desta vez com a directora do jornal, Bárbara Reis.

“O Conselho de Redacção é da opinião que ameaças como aquelas, vindas de um dos ministros mais importantes do Governo e que, além disso, tem o pelouro da Comunicação Social, não deviam ter sido tratadas como se fosse um episódio normal, igual a tantos outros”, refere o Conselho de Redacção.

A notícia em causa, em que a jornalista pretendia fazer um “follow up” da audição de Relvas no Parlamento, na terça-feira, acabou por não ser publicada na edição impressa. Contudo, os directores do Público afirmaram ao Conselho de Redacção que a opção de não publicar a notícia nada tem a ver com os telefonemas de Relvas, mas antes com o conteúdo do próprio artigo.

O Conselho de Redacção do Público “é da opinião que, mesmo que os telefonemas do ministro não tenham tido aqui qualquer influência, a não publicação da notícia passará a imagem para fora, quando o assunto vier a tornar-se público, como é expectável, de que foi justamente isto o que aconteceu: que o Público vergou-se perante ameaças do ‘número 2’ do Governo”.

A RTP tentou contactar o ministro Miguel Relvas e o assessor António Vale, mas nenhum dos dois atendeu o telemóvel.

Ver comentários
Saber mais Relvas Público
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio