Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência aplica coima de 316 mil euros a duas empresas por cartel

Conforlimpa e Number One concertaram a apresentação de propostas em 16 concursos públicos de limpeza industrial.

02 de Junho de 2011 às 19:34
  • 1
  • ...
A Autoridade da Concorrência anunciou hoje que aplicou uma multa de 316 mil euros a duas empresas, devido à prática de cartel em 16 concursos públicos.

As empresas em causa, a Conforlimpa (Tejo) e a Number One, foram acusadas pela Autoridade da Concorrência de concertação na apresentação de propostas a 16 concursos públicos para limpeza industrial, efectuados entre Fevereiro de 2006 e Novembro de 2007.

De acordo com um comunicado da entidade liderada por Manuel Sebastião, o processo de investigação do cartel foi desencadeado na sequência de denúncias efectuadas por empresas concorrentes, a Refer e a Iberlim, que acusavam as duas companhias de colusão.

A investigação efectuada pela Autoridade da Concorrência permitiu apurar que a Conforlimpa e a Number One apresentaram “propostas idênticas” aos 16 concursos em causa, tendo ficado demonstrado “que estas propostas foram estabelecidas em concertação, tendo as duas empresas trocado informações sensíveis entre elas”.

Ao apresentarem propostas iguais, as companhias asseguravam muitas vezes a adjudicação total do serviço, uma vez que as entidades adjudicantes muitas vezes não adjudicam a totalidade das prestações de serviços à mesma empresa.

Deste modo, a Autoridade da Concorrência concluiu que as duas empresas visaram “falsear” a concorrência e “retiraram vantagens desta prática, permitindo-se, por esta via, aumentar as suas possibilidades de ganharem os concursos”.

Comunicado da Autoridade da Concorrência

Perguntas e respostas sobre a prática concertada das duas empresas

Ver comentários
Saber mais Conforlimpa Number One Autoridade da Concorrência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio