Notícia
Benfica prevê consolidar resultados positivos em 2006
O grupo Sport Lisboa e Benfica prevê atingir, no exercício fiscal de 2005/2006, que terminará em Julho próximo, resultados líquidos consolidados positivos, anunciou hoje Domingos Soares Oliveira, administrador executivo da “holding”.
O grupo Sport Lisboa e Benfica prevê atingir, no exercício fiscal de 2005/2006, que terminará em Julho próximo, resultados líquidos consolidados positivos, anunciou hoje Domingos Soares Oliveira, administrador executivo da "holding".
Em conferência de imprensa hoje realizada em Lisboa para divulgar a evolução financeira e as perspectivas futuras do Benfica, Soares de Oliveira, avançou que para o clube e para a Benfica SAD a previsão é de obter "resultados positivos" no actual exercício. Já para a Benfica Estádio a estimativa é de atingir o "break even", acrescentou.
No exercício findo em Julho passado, foi hoje avançado, o clube consolidou prejuízos de 7,51 milhões de euros, o que pressupõe uma redução de 52,6% face aos resultados negativos de 2003/2004, de 11,47 milhões de euros. Os proveitos consolidados deste ano, defendeu Soares de Oliveira, "não serão inferiores" aos registados no exercício passado, de 82 milhões de euros.
Individualmente, a Sport Lisboa e Benfica registou em 2004/2005 proveitos de 16,54 milhões de euros, mais 20% que no exercício imediatamente anterior. Os resultados antes de impostos passaram de 2,57 milhões de euros negativos para 2,29 milhões de euros negativos.
A sociedade anónima desportiva também reduziu os seus prejuízos anuais no exercício passado, em 2,15 milhões de euros, para 5,81 milhões de euros, tendo os proveitos recuado 3,52%, para 46,12 milhões de euros.
Quotas serão principal fonte de receita
Domingos Soares de Oliveira avançou ainda que futuramente, a principal fonte de receitas do clube serão as quotizações dos sócios, que até ao presente ascende a 15,2 milhões de euros. Actualmente a estrutura dos proveitos consolidados é muito desagregada, o que Domingos de Oliveira salientou positivamente, sendo a publicidade e patrocínios responsável pela maior fatia, de 15% do total. As receitas de sócios são responsáveis por outros 12%, os direitos desportivos por 11% - a mesma percentagem obtida ainda pelas receitas dos jogos, pelas transmissões televisivas e pelos direitos comerciais
O Benfica tem, segundo os dados recolhidos até o dia de hoje, 146.300 sócios, o que o torna, segundo a informação fornecida pela UEFA ao Benfica, o segundo maior clube de futebol segundo aquele indicador, a seguir ao Manchester United, com 150 mil até ao final de 2005.O administrador acrescentou que nos oito meses de vigência da comercialização do kit para novo sócio foram já arrecadados cinco milhões de euros de receitas directas.
.