Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca prepara cobrança de operações realizadas no Multibanco

Os bancos portugueses vão começar a cobrar aos seus clientes as operações realizadas nas caixas Multibanco, que actualmente são gratuitas, como forma de compensarem a queda nas margens, disse Ricardo Salgado, citado pelo «Público».

13 de Outubro de 2001 às 10:55
  • ...
Os bancos portugueses vão começar a cobrar aos seus clientes as operações realizadas nas caixas Multibanco, que actualmente são gratuitas, como forma de compensarem a queda nas margens, disse Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES), citado pelo «Público».

De acordo com aquele responsável, os bancos nacionais estão hoje com «margens abaixo dos 2%, perto de 1%, e passaram a ter de debitar serviços», uma vez que «há encargos com os serviços que prestamos».

O presidente do BES [BESNN] defendeu que os bancos portugueses tiveram, até ao momento, um «hábito muito mau em relação ao mercado: como tinham margens grandes, não cobravam serviços», mas que actualmente essa situação já se inverteu.

«O débito dos serviços é uma realidade em todos os países», sublinhou a mesma fonte», referindo que, como contrapartida ao estabelecimento do pagamentos dos mesmos em Portugal, «temo-nos preocupado em servir melhor os nossos clientes».

Ricardo Salgado (na foto) não avançou se os serviços serão cobrados integralmente, mas avançou que essa é a tendência que é seguida no estrangeiro, pelo que também deverá ser adoptada no caso nacional.

O presidente do BES defendeu, numa entrevista que será publicada na íntegra na segunda-feira, que «não é verdade» que a banca portuguesa esteja excessivamente endividada, referindo que esta «modernizou-se muito e a nível europeu é uma das mais competitivas».

O mesmo responsável considerou ainda que «a banca paga os impostos que deve pagar segundo a legislação vigente», sublinhando que «o sector bancário é o único que paga IVA e que não o recupera, porque não o pode fazer reflectir sobre os seus clientes».

As acções do BES encerraram na sexta-feira a perder 0,38% para os 13,25 euros (2.656 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio