Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoridade da Concorrência multa duas empresas por concentração sem notificação prévia

Os dois grupos avançaram com aquisições de empresas concorrentes sem antes terem notificado a AdC, como manda a lei da concorrência. As coimas aplicadas foram de 60 mil e 35 mil euros.

Pedro Catarino
21 de Outubro de 2021 às 12:08
  • ...

O Grupo SFI Gestión de Participaciones Minoritarias (SFI) e a AOC Health GmbH (AOC Health) foram multados por terem realizado operações de concentração sem antes terem procedido à necessária notificação à Autoridade da Concorrência (AdC), anunciou a entidade reguladora em comunicado. O SFI terá de pagar uma coima no valor de 60 mil euros e a AOC Health recebeu uma fatura de 35 mil euros para pagar.


"Em ambos os casos, as operações de concentração deveriam ter sido notificadas à AdC por cada uma das empresas visadas antes de realizadas, uma vez que estavam cumpridos os critérios de notificação previstos na Lei da Concorrência (artigo 37º) relativos à quota de mercado", concretiza a AdC.


No caso da SFI, está em causa a compra em 2020 da empresa da White and Green Natural, produtora e distribuidora de bebidas à base de plantas. Já a AOC Health entrou em incumprimento quando, também no mesmo ano, adquiriu a Stemlab, detentora das marcas Crioestaminal e Bebecord. 


O valor das coimas aplicadas levou em linha de conta a atitude de colaboração demonstrada por ambas as empresas, "bem como o facto de as operações em causa terem sido, ainda que a posteriori, voluntariamente notificadas", refere a AdC. Por outro lado, ambas admitiram a culpa pela infração e optaram por não avançar com contestação judicial, o que também contribuiu para a redução das coimas. 


A lei da concorrência, recorde-se, estabelece a obrigação de notificação prévia à AdC de operações de concentração que preencham determinados critérios ligados à quota de mercado e/ou ao volume de negócios das empresas envolvidas na operação e impõe uma obrigação de suspensão da implementação das mesmas até obtenção da decisão final de não oposição.


Entre 2017 e 2021, a AdC avançou com cinco sanções por ausência de notificação prévia de operações de concentração nos casos em que esta é obrigatória. Destas, três foram aplicadas já em 2021.

Ver comentários
Saber mais AOC Health GmbH Grupo SFI Gestión de Participaciones Minoritarias Autoridade da Concorrência Health AOC AdC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio