Notícia
Agência Europeia de Segurança Marítima vai instalar-se no Edifício Mar Vermelho
A Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) vai instalar-se a partir de Abril do próximo ano, a título provisório, no Edifício Mar Vermelho, que está a ser construído no Parque das Nações.
A Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) vai instalar-se a partir de Abril do próximo ano, a título provisório, no Edifício Mar Vermelho, que está a ser construído no Parque das Nações.
Willem De Ruiter, Director Executivo da EMSA, esteve em Portugal os últimos dias para finalizar os pormenores do processo de relocalização da agência em Lisboa.
Conforme o Jornal de Negócios adiantou, no passado dia 31 de Outubro, confirma-se que a EMSA se vai instalar no Parque das Nações, numa solução provisória acordada com Bruxelas através do aluguer de um edifício de escritórios no Parque das Nações, até que a sede definitiva esteja construída, nas imediações do Cais do Sodré, em Lisboa.
O contrato agora assinado entre a EMSA, a Bouygues Imobiliária e a Parque EXPO – promotores do empreendimento - prevê a instalação da agência no Edifício Mar Vermelho (EXPO B1), no Parque das Nações, em Abril de 2006. O valor da operação não foi divulgado.
«Este é um dia muito importante para nós», afirmou Willem De Ruiter. «Esperamos há já algum tempo por este momento, e podemos agora passar ao planeamento pormenorizado da mudança com a segurança de que as instalações estarão prontas para nos receber. Obviamente, temos feito um esforço considerável no sentido de tornar esta transição o mais eficaz e bem preparada possível, já que vamos mudar um grande número de pessoas para Lisboa, juntamente com as suas famílias».
O Conselho Europeu de Dezembro de 2003 acordou que a Agência Europeia de Segurança Marítima ficaria sediada em permanência em Lisboa. Desde esse momento, decorreram negociações em torno da sua localização e instalação num edifício na Ribeira das Naus, Cais do Sodré, na zona ribeirinha do rio Tejo. Este novo edifício está porém longe de estar construído, fazendo parte de uma operação de reabilitação de toda a zona.
Por consequência, do início de 2006 até à conclusão das obras neste novo edifício, a sede da EMSA passará a ser o Edifício Mar Vermelho, localizado no Parque das Nações. O Edifício Mar Vermelho, que conta com cerca de 7000 m2 de escritórios em 9 pisos acima do solo e 176 lugares de estacionamento. A estrutura encontra-se neste momento a ser concluída de acordo com as especificações da EMSA, por forma a garantir a total operacionalidade e eficácia da agência. Neste momento, a EMSA um quadro de cerca de 100 pessoas, prevendo-se o crescimento até cerca das 120.
A Agência Europeia da Segurança Marítima iniciou as suas operações no início de 2003. Criada na sequência do desastre do Erika, a EMSA contribui para reforçar o sistema geral de segurança marítima na Comunidade, através da redução do risco de acidentes marítimos, de poluição marinha causada pelos navios e de perda de vidas humanas no mar.
Em termos gerais, a Agência aconselha, do ponto de vista técnico e científico, a Comissão Europeia no domínio da segurança marítima e da prevenção da poluição por navios, a fim de a assistir no processo permanente de actualização e de desenvolvimento de nova legislação, controlando a sua aplicação e avaliando a eficácia das medidas adoptadas. A Agência, provisoriamente instalada em Bruxelas, terá a sua sede definitiva em Lisboa a partir de Abril de 2006.