Notícia
Euro2016: Vitória da selecção nacional pode ter impacto económico de 609 milhões de euros
Caso Portugal vença o Euro 2016, o título pode traduzir-se num retorno de 609 milhões de euros para a economia portuguesa, segundo um estudo do IPAM. Se não passar a fase de grupos, retorno será de 438 milhões.
- 3
- ...
A partir de sexta-feira, 10 de Junho, a atenção de milhões de portugueses vai estar centrada no campeonato europeu de futebol, que vai decorrer em França. Mas, que retorno terá a participação da selecção nacional para a economia nacional? Segundo um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing: 609 milhões de euros.
Caso a selecção portuguesa não consiga o apuramento para as eliminatórias seguintes, só os três jogos relativos à fase de grupos representarão representam um impacto económico que atingirá os 438 milhões de euros.
O estudo realizado pelo gabinete de estudos de Marketing para o Desporto do IPAM tem em conta a publicidade, a venda de merchandising e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa.
Segundo as mesmas contas, a simples participação da equipa das Quinas neste evento "terá resultados económicos muito fortes: cerca de 110 milhões durante a fase de estágio e 167 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos", de acordo com o comunicado enviado às redacções.
Além disso, mesmo sem a participação da selecção nacional, o facto de os portugueses continuarem a acompanhar o campeonato representará um impacto superior a 161 milhões de euros.
O mesmo estudo detalha ainda que a presença de Portugal nos oitavos de final representará um retorno de 27 milhões de euros, o mesmo montante alcançado nos quartos-de-final.
A presença nas meias-finais trazem um retorno de 43 milhões de euros enquanto na grande final pode representar um encaixe de 64 milhões de euros.
No total, a UEFA espera gerar receitas de 500 milhões no Euro 2016, um valor superior ao registado no Euro 2012 (300 milhões de euros).