Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro2016: Vitória da selecção nacional pode ter impacto económico de 609 milhões de euros

Caso Portugal vença o Euro 2016, o título pode traduzir-se num retorno de 609 milhões de euros para a economia portuguesa, segundo um estudo do IPAM. Se não passar a fase de grupos, retorno será de 438 milhões.

Rafael Marchante/Reuters
09 de Junho de 2016 às 13:09
  • 3
  • ...

A partir de sexta-feira, 10 de Junho, a atenção de milhões de portugueses vai estar centrada no campeonato europeu de futebol, que vai decorrer em França. Mas, que retorno terá a participação da selecção nacional para a economia nacional? Segundo um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing: 609 milhões de euros.

Caso a selecção portuguesa não consiga o apuramento para as eliminatórias seguintes, só os três jogos relativos à fase de grupos representarão representam um impacto económico que atingirá os 438 milhões de euros.

 

O estudo realizado pelo gabinete de estudos de Marketing para o Desporto do IPAM tem em conta a publicidade, a venda de merchandising e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa.

 

Segundo as mesmas contas, a simples participação da equipa das Quinas neste evento "terá resultados económicos muito fortes: cerca de 110 milhões durante a fase de estágio e 167 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos", de acordo com o comunicado enviado às redacções.

Além disso, mesmo sem a participação da selecção nacional, o facto de os portugueses continuarem a acompanhar o campeonato representará um impacto superior a 161 milhões de euros.

O mesmo estudo detalha ainda que a presença de Portugal nos oitavos de final representará um retorno de 27 milhões de euros, o mesmo montante alcançado nos quartos-de-final.

 

A presença nas meias-finais trazem um retorno de 43 milhões de euros enquanto na grande final pode representar um encaixe de 64 milhões de euros.

 

No total, a UEFA espera gerar receitas de 500 milhões no Euro 2016, um valor superior ao registado no Euro 2012 (300 milhões de euros).

 

Ver comentários
Saber mais IPAM Instituto Português de Administração de Marketing Desporto do IPAM UEFA Euro2016
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio