Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Real Madrid foi o clube mais rentável num ano de receitas recorde no futebol

Os 20 clubes mundiais mais ricos geraram receitas de 18,2 milhões de euros por dia. Benfica, Porto e Sporting não conseguem integrar o top 30 dos mais rentáveis.

21 de Janeiro de 2016 às 00:01
  • 1
  • ...
O Barcelona até pode ter conquistado a Liga dos Campeões no ano passado. Mas no que toca à "Champions" dos cifrões, o Real Madrid continua imbatível. O clube de Cristiano Ronaldo mantém a liderança da Money League, um "ranking" divulgado esta quinta-feira, 21 de Janeiro, pela Deloitte, pela décima primeira temporada consecutiva.

O Real Madrid obteve receitas de 577 milhões de euros na época de 2014/2015, segundo o estudo da consultora a que o Negócios teve acesso. Isto num ano em que os valores encaixados pelos 20 emblemas mais ricos do planeta bateram recordes. Os restantes lugares do pódio são ocupados pelo Barcelona (receitas de 560,8 milhões de euros) e pelo Manchester United (com 519,5 milhões de euros).

Já os clubes portugueses estão afastados desta "Champions". Na lista dos 20 clubes mais ricos não há espaço para equipas portuguesas. O melhor colocado é o Benfica, que se situa entre o 30.º e o 40.º lugar, segundo indicações dadas pela Deloitte ao Negócios. Já o Porto está entre o 40.º e o 50.º posto, enquanto o Sporting ocupa uma posição entre o 50.º e o 60.º emblema mais rico.

Mais de 18 milhões de euros por dia

Os 20 clubes mais ricos obtiveram receitas de 6,6 mil milhões de euros, uma subida anual de 8%. É um valor recorde. Para colocar o número em perspectiva, a Deloitte calcula que o encaixe destas equipas seja de 18,2 milhões de euros por dia.

E as perspectivas da Deloitte são que o valor continue a subir: "A próxima marca significativa é de sete mil milhões de euros e deverá ser ultrapassada na actual temporada de 2015/16, com um crescimento adicional até oito mil milhões de euros em 2016/2017", espera a consultora. Salienta ainda que os números representam "um crescimento notável, dado que há seis anos eram de apenas quatro mil milhões de euros".

O "ranking" da Deloitte é elaborado com base em receitas de bilheteira, de direitos televisivos e de fontes comerciais. Os valores não incluem receitas de transferências de jogadores, e são líquidos de IVA e outros impostos sobre vendas.

Clubes ingleses dominam

Nos relvados das competições europeias os clubes ingleses têm tido algumas dificuldades nos últimos anos. No entanto, no que diz respeito a receitas aparentam ser a maior potência no desporto-rei.

"O número de clubes da Premier League no top 20 aumentou de oito no ano passado para um recorde de nove nesta edição e o número de clubes da Premier League no top 30 também aumentou, de 14 para 17", refere a Deloitte.

Para a consultora aqueles números "são novamente o testemunho do sucesso fenomenal dos direitos televisivos da liga inglesa e a distribuição de receitas relativamente equivalente". Outra das explicações foi o impacto cambial, com os clubes ingleses a beneficiarem da valorização da libra, já que o "ranking" da Deloitte tem o euro como referência.

Os nove clubes ingleses na lista dos mais ricos conseguiram 45% das receitas combinadas dos 20 emblemas destacados pela Deloitte. E a tendência é de crescimento. "Mesmo com desempenhos decepcionantes de clubes da Premier League nas competições europeias, a verdade é que continuam a liderar no que respeita a receitas. Com uma nova ronda de acordos de transmissão, que deverá aumentar as receitas domésticas de direitos de transmissão de jogos em 2016/17, espera-se que os clubes ingleses reforcem as suas posições", explica o gestor sénior da Deloitte, Tim Bridge, citado pela consultora.

Além dos nove clubes ingleses, integram a lista quatro emblemas italianos, três equipas espanholas, três alemãs e uma francesa. 

O "ranking"
Os 20 maiores clubes em receitas
1.º Real Madrid
2.º Barcelona
3.º Manchester United
4.º Paris Saint-Germain
5.º Bayern Munich
6.º Manchester City
7.º Arsenal
8.º Chelsea
9.º Liverpool
10.º Juventus
11.º Borussia Dortmund
12.º Tottenham Hotspur
13.º Shalke 04
14.º AC Milan
15.º Atlético de Madrid
16.º AS Roma
17.º Newcastle United
18.º Everton
19.º Inter de Milão
20.º West Ham United




Ver comentários
Saber mais Barcelona Liga dos Campeões Real Madrid Money League Deloitte Manchester United Benfica Porto Sporting Premier League Tim Bridge desporto futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio