Notícia
Jogos da próxima época vão ter vídeo-arbitro
A Federação Portuguesa de Futebol vai assumir os custos desta inovação, que superam os 600 mil euros.
Os jogos da próxima época da Liga Nos vão ter vídeo-árbitro, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol, que vai assumir os custos da inovação.
Cada jogo tem um custo de cerca de 2 mil euros, pelo que os 306 jogos agendados custarão um total superior a 600 mil euros. Estes serão assumidos pela FPF, pois esta tecnologia não era suposto entrar já em vigor em 2017/18.
"Sempre foi nossa preocupação dar as melhores condições aos árbitros que exercem uma função que não é fácil. O espírito da federação sempre passou por darmos aos árbitros a melhor preparação e formação, além de disponibilizarmos meios auxiliares para melhor exercerem a sua função. Queremos claramente que os árbitros errem cada vez menos e esta ferramenta, estamos convencidos será muito importante para diminuir a margem de erro", avançou", refere Fernando Gomes, presidente da FPF.
Fernando Gomes adiantou que decisão já foi autorizada pelo IFAB (International Board): "Como sabemos a época 2017/18 ainda será de testes, uma vez que o vídeo-árbitro só será definitivo em 2018/19, mas o IFAB, em função da capacidade que cada federação demonstra, pode autorizar a sua utilização oficial. E já recebemos a indicação de que isso será possível no nosso caso", confirmou.
Fernando Gomes revelou igualmente que a FPF assumirá todos os custos da implementação desta tecnologia na Liga NOS, a principal competição portuguesa: "Dentro da nossa capacidade, vamos assumir os custos do lançamento, verificação e utilização do vídeo-árbitro que, como se sabe, são elevados", explicou.
Nos testes já conduzidos pela FPF, as imagens demoraram um máximo de 1,7 segundos a chegar à sala de vídeo-árbitro. Este é o tempo que passa entre um acontecimento dentro de campo e a emissão nos televisores disponíveis para o VAR.