Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construir casa voltou a ficar mais caro em Março

O valor aplicado na construção de casas novas no continente renovou um máximo de 17 anos em Março, impulsionado pela subida dos preços dos materiais, revela o INE.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Maio de 2017 às 11:29
  • 1
  • ...

O aumento dos preços dos materiais levou a que o preço de construção de casas novas tivesse voltado a subir em Março para um novo máximo, uma evolução acompanhada de crescimento de preços também na manutenção e reparação de habitações.


O índice de custos de construção de habitação nova no continente aumentou 2,1% em Março, um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior para os 138,76, um novo máximo desde 2000, até onde é possível recuar na série, avança esta segunda-feira, 8 de Maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE).


A componente "materiais" contribuiu para a aceleração do índice, ao subir 2% em termos homólogos, mais 0,2 pontos percentuais em cadeia. Já o aumento do preço de mão-de-obra manteve a evolução de 2,1% que vinha do mês anterior.


Por tipologia de habitação, o aumento do preço de construção foi maior nas moradias (2,2%) que nos apartamentos (2,1% em termos homólogos), tendo ambas as componentes registado uma aceleração em relação à variação homóloga registada em Fevereiro.


A evolução dos encargos relacionados com manutenção e reparação das habitações manteve o ritmo de crescimento de Fevereiro (2,1%) para 152,34, com o valor mais elevado do índice a registar-se no Algarve – 167,6.


De acordo com o INE, os dois índices são produzidos assentes em séries históricas iniciadas em Janeiro de 2000, com o ano-base dos dois indicadores a ser o mesmo ano 2000.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística economia negócios e finanças construção civil construção e obras públicas Algarve INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio