Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção abranda na Zona Euro, mas acelera no conjunto da União Europeia

O sector continua em recuperação, mas há diferentes ritmos dentro da Europa. A construção nos países da Zona Euro parece estar a desacelerar enquanto que nos outros Estados-membros está a acelerar, como é o caso da Hungria, Polónia e Eslovénia.

Reuters
19 de Setembro de 2018 às 10:52
  • ...
Em Julho, a produção na construção, ajustada de sazonalidade, desacelerou na Zona Euro. Em cadeia, o indicador aumentou 0,3%, o que representa uma travagem face aos 0,7% registados em Junho (face a Maio). Os dados foram divulgados esta quarta-feira, dia 9 de Setembro, pelo Eurostat. 

Em termos homólogos, a produção na construção aumentou 2,6% na Zona Euro em Julho deste ano. Este valor representa uma queda face aos 3% registado em Junho. Vários Estados-membros que partilham o euro desaceleraram, como foi o caso de Portugal, e até contraíram, como foi o caso de Espanha (-4,1%). 

Tal deveu-se à contracção da componente de engenharia civil de 1,6%, que anteriormente dava um contributo positivo. Já a componente de construção de edifício aumentou 4%. Em cadeia, a contracção da engenharia civil foi mais acentuada (4,4%).

Este desempenho contrasta com a aceleração do conjunto da União Europeia na sequência dos aumentos na produção na construção registados em países que não fazem parte da moeda única. É o caso da Hungria onde o indicador subiu 38%, da Eslovénia com 26,3% e da Polónia com 16,6%.

Na UE, a produção na construção aumentou 3,9%, em termos homólogos, acima dos 3% registados em Junho. Tal deveu-se ao contributo positivo tanto da construção de edifícios (4,3%) como da componente de engenharia civil (2,1%). 

Em cadeia, no entanto, a produção na construção desacelerou de uma subida de 1% em Junho (face a Maio) para um aumento de 0,4% em Julho (face a Junho). Tal deveu-se também à queda da componente de engenharia civil (-3,9%) ao passo que a construção de edifícios aumentou 1,7%.

O índice da produção na construção - que tenta estimar a evolução do volume de produção do sector - mostra que desde o final de 2015 que o sector está em expansão na Zona Euro e na União Europeia. Inicialmente os países da moeda única registaram maiores recuperações, mas desde o início de 2017, após uma quebra acentuada, que os Estados-membros que estão fora da Zona Euro têm dado mais impulso à construção na Europa.
O indicador ainda está longe dos valores registados em 2008, mas já atingiu os níveis registados em 2011. Apesar de ter menos peso na economia europeia, o sector da construção continua a representar cerca de 5% do PIB na União Europeia.
Ver comentários
Saber mais Zona Euro União Europeia economia construção conjuntura edifícios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio