Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sector da construção cresce há 15 meses consecutivos

Desde Janeiro de 2017 que a produção na construção regista crescimentos mensais. São 15 meses de expansão num sector afectado pela crise durante os últimos anos.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 11 de Maio de 2018 às 11:50
O sector da construção está há 15 meses em recuperação. O índice que mede a evolução da produção na construção manteve-se em expansão em Março. Apesar de ter abrandado face a Fevereiro, uma análise mais ampla mostra uma evolução positiva.

"O Índice de Produção na Construção apresentou em Março uma taxa de variação homóloga de 2,5% (variação de 2,8% em Fevereiro)", revela o Instituto Nacional de Estatística esta sexta-feira. Ou seja, houve uma desaceleração. Contudo, ao olhar para a variação média dos últimos 12 meses é possível fazer uma análise menos influenciada por factores esporádicos.

Esses dados mostram que a recuperação da construção só mostrou sinais de maior vivacidade em 2017, principalmente no final do ano. Esta tendência manteve-se no arranque de 2018. A variação média deste índice no último ano, calculada em Março de 2018, foi de 1,9%, o mesmo pico alcançado em Dezembro de 2017.

"O abrandamento da actividade foi determinado pelo segmento da Engenharia Civil, que passou de uma variação homóloga de 4,2% em Fevereiro para 3,5% em Marco, superando a aceleração de 0,1 pontos percentuais do segmento da Construção de Edifícios, que se fixou em 1,9% em Março", explica ainda o INE.

2017 foi também o ano de recuperação do emprego e das remunerações no sector da construção. Os dados do gabinete de estatísticas mostram que o ritmo de crescimento tanto do emprego como das remunerações manteve-se estável no primeiro trimestre deste ano à volta de 2%.
Ver comentários
Saber mais Índice de Produção na Construção Instituto Nacional de Estatística Engenharia Civil Marco Construção de Edifícios INE economia negócios e finanças construção e obras públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio