Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

El Pais: Galp multada em 800 mil euros por concertação de preços em Espanha

Cinco petrolíferas vão ter de pagar 32,4 milhões de euros por concertação nos preços dos combustíveis em Espanha. A Galp Energia é uma das visadas, mas será a Repsol a pagar a maior "fatia": 20 milhões.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
25 de Fevereiro de 2015 às 12:12
  • 22
  • ...

A Comisión Nacional de Mercados y Competencia (CNMC) deverá aplicar uma multa de 32,4 milhões de euros a cinco petrolíferas por práticas restritivas de concorrência na venda de gasolina e gasóleo em Espanha. Entre elas está a Galp Energia que, segundo o El Pais, terá de pagar um montante no valor de 800 mil euros.

 

De acordo com o jornal espanhol, três dos cinco membros da CNMC votaram a favor da aplicação de uma multa por práticas de coordenação de actuação entre operadores no que respeita a preços e condições de comercialização de ambos os combustíveis. Questionada, a CNMC não confirma, remetendo para um comunicado "a divulgar em breve".

 

Repsol, Cepsa, Disa, Meroil e Galp Energia são as empresas alvo da multa da autoridade da concorrência espanhola. A empresa portuguesa, que confirmou ao Negócios a investigação, mas disse desconhecer a aplicação de qualquer multa, deverá ter de pagar 800 mil euros, segundo a informação obtida pelo diário espanhol El Pais. 

 

A maior "fatia" da multa por concertação nos preços dos combustíveis em Espanha, num caso cujas investigações remontam a Julho de 2013, será paga pela Repsol. A companhia espanhola terá de pagar 20 milhões de euros, já a Cepsa terá de pagar outros 10 milhões. A Disa será multada em 1,3 milhões, sendo a multa menor, de 300 mil euros, aplicada à Meroil.

Ver comentários
Saber mais Galp Energia CNMC Repsol Disa Negócios preços concertação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio