Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

El Economista: Galp entre as petrolíferas que vão ser multadas pela concorrência espanhola

As empresas terão concertado preços da gasolina e do gasóleo. A CNMC obteve e-mails que revelam que havia coordenação de valores e práticas comerciais. A multa pode ascender a 30 milhões de euros.

Correio da Manhã
25 de Fevereiro de 2015 às 00:05
  • 8
  • ...

Repsol, Cepsa, Disa, Meroil e Galp Energia deverão ser multadas pela autoridade da concorrência espanhola num total de cerca de 30 milhões de euros por concertação nos preços dos combustíveis em Espanha. O anúncio, de acordo com a informação avançada pelo El Economista, deverá ser feito pela Comisión Nacional de Mercados y Competencia (CNMC) esta quarta-feira.

 

Diz o El Economista que a autoridade da concorrência espanhola, a CNMC, já tem concluído o processo contra as cinco petrolíferas, entre elas a empresa portuguesa que está presente no mercado espanhol, sobre práticas restritivas de concorrência na venda de gasolina e gasóleo. Contactada, a Galp Energia não respondeu até ao momento ao pedido de esclarecimento enviado pelo Negócios.

 

A conclusão da CNMC, que o El Economista noticia sem revelar onde obteve a informação, resulta, segundo a publicação, de várias inspecções levadas a cabo nos dias 22 e 23 de Julho de 2013 por suspeita de possíveis práticas de coordenação de actuação entre operadores no que respeita a preços e condições de comercialização de ambos os combustíveis.

 

Nessas inspecções, a entidade que antecedeu a CNMC, obteve várias correspondências electrónicas entre as companhias em que era comunicada a necessidade de baixar os preços dos combustíveis às segundas-feiras, dia em que os valores de venda são comunicados à Comissão Europeia. Tradicionalmente, diz o jornal, depois da descida na segunda-feira, as empresas voltavam a subi-los no dia seguinte.

Ver comentários
Saber mais Repsol Galp Energia Comissão Europeia CNMC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio