Notícia
ASAE espanhola investiga Dia
A autoridade de controlo alimentar de Espanha abriu dois procedimentos que visam a aplicação de sanções por conta do acordo entre o Dia, presente em Portugal, e a Eroski.
A cadeia de supermercados Dia, dona dos supermercados Minipreço em Portugal, está a ser investigada em Espanha por conta de um acordo de compras conjuntas que fez com outra rede de retalho, a Eroski.
O Dia e a Eroski chegaram, em 2015, a um acordo para fazer compras conjuntas, de forma a conseguirem ganhar músculo negocial com os produtores. Meta: ficar mais competitivas e conseguir baixar preços. Contudo, segundo revela a edição desta terça-feira 11 de Outubro do jornal espanhol Cinco Días, o acordo está a ser investigado pela Agência de Informação e Controlo Alimentar, AICA, um organismo que depende do Ministério da Agricultura, que visa o cumprimento dos direitos e obrigações na cadeira alimentar, tendo poder de iniciar procedimentos sancionatórios se houver infracções à lei. Em Portugal, a ASAE, na dependência do Ministério da Economia, tem funções idênticas.
Segundo o Cinco Días, os dois procedimentos desencadeados pela AICA, que partem de "indícios razoáveis" que justificaram a sua abertura, acusam as duas empresas de modificarem os contratos com as contrapartes sem um mútuo acordo, de exigirem pagamentos adicionais e ainda de pedirem ou de revelarem informação comercial sensível sobre outros operadores.
Ambas as empresas, que recusam a ideia de que o acordo comercial firmado no ano passado configure uma central de compras, defendem que não é feito nada de ilegal. A investigação da congénere da ASAE em Espanha surgiu de uma queixa da Federação das Indústrias de Alimentação e Bebidas.
O Haitong Bank, que acompanha o Dia por ser uma empresa cotada na Bolsa de Madrid, desdramatiza o impacto destes procedimentos abertos pela AICA, dizendo que há acordos noutros países europeus. Além disso, indica que a Dia está a ser alvo da investigação na sequência da "postura mais agressiva" que assumiu na venda dos seus produtos. As acções da empresa estão a somar 1,16% para 5,56 euros.
Juntas, o Dia e a Eroski têm 14% da quota de retalhistas em Espanha abaixo dos 22% da Mercadona, segundo o banco de investimento.