Notícia
Ulrich: Sucesso da operação demonstra "confiança dos investidores no BPI"
Presidente do BPI diz que a taxa de sucesso de 91,15% da operação de troca de dívida por acções, cujos resultados foram divulgados esta quinta-feira, "ficou acima das expectativas".
Fernando Ulrich, presidente do BPI, afirmou esta quinta-feira, 12 de Junho, que a operação de oferta pública de troca de dívida por acções foi muito bem-sucedida, comprovando a confiança dos investidores na instituição.
"A taxa de sucesso (91,15%) ficou acima das expectativas. A estimativa era de 75%, o que mostra a confiança dos investidores no BPI que aceitaram a proposta que lhes foi apresentada", disse Fernando Ulrich, à margem da sessão de apuramento dos resultados, na Euronext Lisboa.
Sobre o impacto da operação nos rácios de capital do banco, Ulrich explicou que o rácio core tier I medido segundo os critérios em transição de Basileia III, passará de 13,2% para 13,7% e, segundo os critérios de Basileia III totalmente implementados, sobe de 9,7% para 10,4%.
"Temos excesso de capital face aos mínimos exigidos e isso era muito importante para o caminho que estamos a percorrer de crescimento em Portugal e em Angola e outros países onde estamos presentes", acrescentou o banqueiro.
Nesta operação, o valor da oferta era de 113.849.629,74 euros e a taxa de sucesso foi de 91,15%, resultando num aumento de capital de pouco mais de 103 milhões de euros.