Notícia
Ulrich rejeita aumento de capital para cumprir novos rácios do BCE
O Banco Central Europeu impõe novas regras de capital aos bancos europeus mas o BPI cumpre os rácios definidos pelo supervisor único, garantiu Fernando Ulrich no dia de apresentação de um lucro acima do esperado.
O Banco BPI cumpre as novas regras de capital exigidas pelo Banco Central Europeu, assegurou esta quarta-feira, 28 de Outubro, o seu presidente executivo.
"O valor fixado (pelo BCE) é inferior aos rácios que o BPI tem", revelou Fernando Ulrich sobre as exigências fixadas pelo supervisor único europeu para o nível de solidez do banco.
O banco anunciou um lucro de 151 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, tendo conseguido, no mesmo período, reforçar o rácio de capital de melhor qualidade. O rácio Common Equity Tier 1 ficou em 10,6%, numa base transitória, e o mesmo rácio, seguindo as normas que serão exigidas, fixou-se nos 9,3%. Ambos ficaram acima dos valores registados em Dezembro de 2014 e em Junho de 2015.
Ulrich está confortável e defende que não tem de fazer uma grande operação de mercado para ter mais capital, de forma a cumprir os mínimos exigidos.
"O banco não vai fazer nenhum aumento de capital por causa dessa exigência", rejeitou Ulrich na conferência de imprensa de apresentação de resultados do BPI.