Notícia
S&P mantém rating e perspectivas da CGD
A agência de notação financeira reafirmou a classificação atribuída à Caixa Geral de Depósitos, bem como o seu "outlook", que se mantém 'positivo'.
A Standard & Poor’s decidiu manter em BB- o rating de longo prazo da CGD, o que corresponde ao terceiro nível de "lixo" – assim denominado por recair na categoria de investimento especulativo.
Já o rating de curto prazo foi reafirmado em B, que é o quinto nível de "junk".
As perspectivas para a sua evolução futura também foram reiteradas, com o "outlook" a permanecer ‘positivo’, refere a CGD no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
"Os nossos ratings para a CGD estão condicionados pela apertada base de capital do banco e pelo fraco historial da qualidade dos activos", refere a agência no relatório divulgado esta sexta-feira, 29 de Julho.
A agência diz estar à espera de saber detalhes sobre a possível injecção de capital do governo português em termos de montante e de timing.
"Não está claro até que ponto é que uma potencial injecção de capital poderá ser considerada ajuda estatal, o que desencadearia um plano de reestruturação e aumentaria a probabilidade de não-reembolso dos cupões dos instrumentos híbridos", salienta.
(notícia actualizada às 18:39)