Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Salários da CGD incorporam cortes adicionais no subsídio de férias

Banco do Estado avançou com nova adaptação numa tentativa de evitar cortes nos salários base. Ministério das Finanças ainda não se pronunciou sobre este ajustamento.

29 de Janeiro de 2013 às 11:36
  • 9
  • ...

Os salários de Janeiro dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos incorporam cortes adicionais na parte relativa ao pagamento do duodécimo do subsídio de férias, em vez de reflectirem a diminuição da remuneração base definida no Orçamento do Estado, confirmou o Negócios junto de fontes da instituição.

 

Esta foi a forma que a administração da CGD encontrou para evitar cortar nos salários base e que corresponde a mais uma adaptação à redução imposta pelo Estado. Segundo soube o Negócios, o corte no duodécimo está feito de forma a que, em termos globais, a diminuição da massa salarial do banco seja superior à que resultaria da aplicação estrita do Orçamento do Estado.

 

Foi também esta a proposta que a equipa de José de Matos fez ao Ministério das Finanças no início do mês. Como a tutela ainda não se pronunciou, o banco público decidiu incorporar esta nova adaptação aos cortes no pagamento dos salários de Janeiro. No entanto, em função da posição que vier a ser assumida pelo gabinete de Vítor Gaspar, a Caixa poderá manter o ajustamento proposto ou terá de corrigir a adaptação, avançando com a redução do salário base.

 

Tal como o Público noticia hoje, o pagamento do salário de Janeiro mantém intacta a remuneração base dos trabalhadores da CGD, apesar de o Orçamento de 2013 eliminar a possibilidade de o banco do Estado e a TAP poderem fazer adaptações às reduções de 3,5% a 10%, que afectam os funcionários públicos desde 2011.

Ver comentários
Saber mais CGD salários duodécimos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio