Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ricciardi "jamais" teve intervenção nas operações entre BES e Eurofin

O presidente do BESI vem esclarecer que não esteve envolvido em transacções que poderão ter causado um "buraco" de 800 milhões de euros no antigo BES.

30 de Outubro de 2014 às 19:46
  • 9
  • ...

José Maria Ricciardi, presidente da unidade de investimento do Novo Banco, quis deixar bem claro que não teve qualquer intervenção nas operações realizadas entre o antigo Banco Espírito Santo e a sociedade suíça Eurofin, que terá tido um papel no buraco financeiro do banco.

 

"Nem o meu constituinte [Ricciardi], nem o BESI, tiveram jamais intervenção nas operações financeiras realizadas entre o BES e a Eurofin", diz, em comunicado enviado às redacções, Pedro Reis, o advogado do banqueiro.

 

A Eurofin é uma sociedade que, segundo tem sido relatado por vários artigos do Wall Street Journal, teve um papel no financiamento do BES e do GES – compraria títulos de dívida do BES e venderia, depois, a clientes do banco. Segundo avançou o i, Ricciardi considerou haver uma "fraude", que poderá ter contribuído para 800 milhões de euros de prejuízo do antigo BES – terá sido uma razão para o banco ser, posteriormente, alvo de resolução e dividido em Novo Banco e banco mau.

 

O comunicado foi escrito em reacção a uma notícia do Correio da Manhã que diz que Ricciardi está a colaborar com a investigação do Ministério Público em torno da gestão de Ricardo Salgado no BES. "Qualquer cidadão tem o dever de contribuir para o apuramento da verdade perante o poder judicial, obrigação a cujo cumprimento o meu constituinte não se furtará no momento próprio", escreve o advogado de Ricciardi, recusando, contudo, que esteja a "entregar" o primo à justiça.

 

Apesar de toda a família ter saído do BES, José Maria Ricciardi manteve-se sempre na liderança do BESI, instituição cujo processo de venda está a ser ultimado.

 

Ver comentários
Saber mais José Maria Ricciardi BES Novo Banco Banco Espírito Santo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio