Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Naviget converte dívida e depósitos em capital do Banif Investimento

A Naviget aumentou o capital do Banif Banco de Investimento em 29,44 milhões de euros, para compensar os impactos da saída da instituição do perímetro do Banif. O reforço foi feito através da conversão de dívida e de depósitos.

07 de Janeiro de 2016 às 20:04
  • 6
  • ...

A Naviget, veículo que ficou com os activos do Banif que o Santander Totta não quis comprar, reforçou o capital do Banif Banco de Investimento em 29,44 milhões de euros já este ano, de acordo com o aviso que consta no Portal da Justiça.

 

O aumento de solidez foi concretizado através da conversão de dívida e de depósitos em capital do Banif Banco de Investimento, não tendo sido mobilizado dinheiro fresco para esta operação, sabe o Negócios.

 

Cerca de 15 milhões de euros corresponderam a dívida emitida pela instituição e que estava na carteira do Banif, mas que passou para a Naviget no contexto da resolução, uma vez que o Santander Totta recusou ficar com as operações intra-grupo. Os restantes 14,44 milhões de euros resultaram da conversão de depósitos que a Naviget tinha no banco de investimento e que este veículo herdou do Banif.

 

Segundo apurou o Negócios, a necessidade de reforçar a solidez do Banif Banco de Investimento resultou do impacto negativo que esta instituição sofreu por ter sido separada do Banif e dos activos deste banco que passaram para o Santander Totta, designadamente ao nível dos activos por impostos diferidos.
O que aconteceu ao Banif

O Banif foi intervenciado a 20 de Dezembro de 2015. O Estado não conseguiu vender a sua participação de 60,5% sem que o Orçamento do Estado fosse chamado a participar nos encargos. Daí que o Governo e o Banco de Portugal tenham avançado para uma resolução, envolvendo accionistas e detentores de dívida subordinada nas perdas.
 

Nesta resolução, a parte bancária foi vendida ao Santander Totta por 150 milhões de euros, que, em troca, recebeu 2.255 milhões de euros para desequilíbrios na instituição adquirida (a que acresce ainda uma garantia de 323 milhões do Estado para possíveis perdas inesperadas). Os activos que não configuravam o negócio bancário, como a participação na Açoreana, foram transferidos no veículo de gestão de activos Naviget, que recebeu uma injecção de mais de 422 milhões de euros. O Banif, entidade onde permanecem os accionistas e detentores de dívida subordinada, ficou esvaziado de activos.

Ver comentários
Saber mais Banif Banif Banco de Investimento Naviget Santander Totta
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio